De acordo com o Ministério da Cidadania, visando ampliar as políticas públicas do desporto educacional em âmbito nacional, o novo programa “Vem Ser!” é uma iniciativa da Secretaria Especial do Esporte.
O programa “Vem Ser!” é referenciado nos princípios do desenvolvimento esportivo e dos valores a ele intrínsecos, vem expandir as ações desta Secretaria, difundindo as potencialidades do esporte, da promoção da saúde e da inclusão social, destaca a Ministério da Cidadania.
Desta forma, o “Vem Ser!” é um convite aos jovens para que, por meio do poder transformador do esporte, sonhem alto e se tornem muito mais do que seu contexto social delimita, destaca o Ministério da Cidadania através de divulgação oficial.
Destina-se, portanto, a oportunizar o acesso de crianças e adolescentes à iniciação esportiva de qualidade, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que preferencialmente estejam matriculados na rede pública de ensino.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a iniciação esportiva possibilita que se desenvolvam física e mentalmente, descubram habilidades e utilizem o esporte como ferramenta de transformação social, através de programas de formação, treinamento, complementação educacional, competições e eventos. Ela pode ocorrer dentro e/ou fora das escolas e é de fundamental importância para a formação cívica e cidadã das crianças e adolescentes, destaca o Ministério da Cidadania.
Os Núcleos esportivos do programa “Vem Ser!” são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS e governos dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal, Instituições Públicas Federais de Ensino e Organizações da Sociedade Civil-OSC’s, com apoio de recursos financeiros próprios da Secretaria Especial do Esporte ou por meio de emendas parlamentares.
Crianças e adolescentes com faixa etária de preferencialmente 08 (oito) a obrigatoriamente 17 (dezessete) anos.
De acordo com o Ministério da Cidadania, para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos-atletas, os conteúdos propostos deverão ser abordados em aulas e desenvolvidos da seguinte maneira:
Recepção dos alunos-atletas e retomada dos conteúdos da aula anterior, bem como explicação dos valores e competências da aula do dia.
Execução das atividades das modalidades ofertadas, estimulando assim o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional.
A equipe orientará os alunos-atletas a relacionarem as vivências esportivas com os fatos da vida cotidiana, propiciando o desenvolvimento integral, informa o Ministério da Cidadania.
“Vem Ser!” pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno ou complemento escolar e os espaços físicos de “Vem Ser!” adequados às práticas esportivas elencadas no projeto técnico: