Para se sair bem em um feedback, existem algumas atitudes que podemos colocar em prática. Obviamente, a interação com o gestor não será sempre igual e, por isso, não existe um passo a passo infalível para ter bons resultados nessa conversa. No entanto, algumas posturas podem ser bem vistas nesse momento. Vejamos um pouco mais sobre elas no decorrer deste texto.
Existem diferentes ações que podemos considerar na hora de se sair bem em um feedback. Para isso, precisamos nos basear na autoanálise e no autoconhecimento, para compreender de que forma podemos ter um resultado mais bacana durante essa conversa.
Além disso, medidas simples e que dizem respeito à comunicação também são relevantes. Veja algumas delas:
Escutar ativamente é extremamente importante para compreender o que o outro realmente tem para nos dizer. Quando não escutamos com clareza, podemos entender uma mensagem deturpada, ou focar apenas em fragmentos que “ferem o nosso ego”, ao invés de dar atenção ao que pode contribuir com o nosso crescimento.
Sendo assim, antes de simplesmente querer interromper o outro ou invalidar o que está sendo dito, escute de forma ativa. Dessa forma, você absorverá mais informações antes mesmo de dar a sua opinião.
Admitir os seus erros é muito importante. Desse modo você poderá transparecer uma visão mais genuína de preocupação com as mudanças que deseja alcançar. Em contrapartida, se ficar tentando culpar outras situações ou pessoas, a sua imagem profissional poderá ser manchada. Fique atento a isso se quiser se sair bem em um feedback.
Procure apresentar as soluções que deseja implementar para os seus erros. Se você acredita que cometeu algum equívoco, já comece a pensar nas soluções para minimizar o problema e melhorar os resultado do time e da empresa.
Para se sair bem em um feedback, devemos evitar a entrada no chamado “modo defensivo”. Muitas vezes, quando recebemos um feedback mais negativo, tendencialmente tentamos nos defender a todo custo, culpando outras pessoas, esquivando-nos de nossos erros, e assim por diante.
Sendo assim, sugerimos que você fique atento a isso e evite esse tipo de comportamento.
Cuidado com o excesso de justificativas. Se você fica, a todo momento, justificando tudo o que o gestor fala, poderá transparecer a imagem de que não aceita a crítica e de que quer criar desculpas para o que aconteceu.
Portanto, fique atento a essa postura e evite justificar demais ou pedir desculpas além da conta – isso pode mostrar insegurança e despreparo.
Para finalizarmos o nosso conteúdo, você pode encarar a situação como uma oportunidade de crescimento, vendo-a sob uma ótima mais positiva. Isso, por si só, pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e, ao mesmo tempo, pode promover uma segurança que ajuda você a se sair bem em um feedback.
Pense nisso e boa sorte na sua conversa com o seu gestor!