Hoje trouxemos algumas informações para que você se previna de golpes com o empréstimo Auxílio Brasil.
A nova modalidade de crédito proposta pelo Governo Federal, promete dar mais fôlego à população mais pobre do país. Mas, apesar de ainda não estar liberada para o público, precisa passar pela sanção do Ministério da Cidadania. Todavia, mesmo sem a liberação já tornou-se motivo de golpes para bandidos.
Então, para evitar esse constrangimento, leia as informações a seguir. Assim, veja como se prevenir, mantendo-se longe desse tipo de ação criminosa.
Essa é a mais uma medida do Governo Federal para injetar dinheiro na economia. Portanto, dando acesso a crédito para a população carente do país
Seja para quitação de dívidas ou para aquisição de um bem de maior valor, o cidadão que recebe o Auxílio Brasil poderá contratar o empréstimo do benefício de forma consignada.
Isso quer dizer que, ao receber suas parcelas, o valor já virá descontado do valor das parcelas do empréstimo. Sendo assim, o cidadão só terá acesso ao que restar desse dinheiro.
Muito bem vista pelas instituições financeiras e bancos, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito segura. Além disso, tem um baixíssimo risco de inadimplência. Visto que o valor para quitação da dívida já tem o seu desconto feito diretamente na fonte.
Apesar de ser uma boa opção para os credores, e prometer dar mais alívio para a parcela mais pobre da população brasileira, especialistas veem essa nova linha de crédito com receio. Isso ocorre devido ao alto risco de superendividamento dos brasileiros mais carentes.
Apesar de ainda não ter sido sancionado pelo Ministério da Cidadania, já existe uma previsão de como o empréstimo do Auxílio Brasil irá funcionar.
Estima-se que a margem consignável será de no máximo 40%. Além disso, supõe-se que o cálculo será feito sobre o valor inicial do benefício, que é de 400 reais. Uma vez que os 600 reais pagos atualmente são em caráter emergencial e temporário.
Dessa forma, é possível estimar que o valor máximo das parcelas será de 160 reais mensais.
Além disso, o tempo para quitação do empréstimo não poderá ultrapassar 24 meses. Ademais, não existe, até o momento, um teto máximo de juros que poderá ser praticado pelas instituições. Portanto, a estimativa é que chegue a 5%.
Assim, o valor total do empréstimo pode chegar a R$ 3.800 reais, mas o cidadão terá acesso a apenas R$ 2.500 reais. Então, ficando o restante para quitação dos juros e encargos financeiros.
A previsão é de que o empréstimo de Auxílio Brasil comece a valer somente em setembro, mas ainda não existe um prazo definido
Todavia, já é possível encontrar ação de golpistas que usam os assuntos mais comentados no momento para criação de novos golpes a cada dia.
O mais comum é que eles ofereçam o empréstimo ao cidadão. No entanto, para liberação da quantia, eles pedem um depósito adiantado para pagamento de fiador.
O Banco Central estabelece que essa prática é criminosa. A propósito, não pode ser adotada em nenhuma circunstância. Para isso, a instituição alerta o público a não cair nesse tipo de mentira.
O jeito mais fácil de se prevenir desse tipo de golpe é buscar por essa linha de crédito somente em instituições que você já conhece.
Apesar de não ser uma unanimidade entre os grandes bancos brasileiros, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, são instituições que já operam outros programas sociais do Governo.
Por isso, já demonstraram interesse em disponibilizar a modalidade de crédito para os beneficiários. Desse modo, saiba que são bancos sérios. Assim, sendo boas e sérias opções para que o cidadão não caia em mentiras de empresas fajutas.
Além disso, também é possível encontrar mais informações e checar a veracidade das informações de todas as instituições financeiras. Para isso, acesse o site oficial do Banco Central ou locais que têm relação com o Governo Federal.
Dessa forma, você pode conferir se a empresa é séria e verdadeira. Portanto, eliminando riscos de golpes com o empréstimo do Auxílio Brasil.
Agora que você já está por dentro do assunto, fique esperto e se previna de golpes com empréstimo do benefício. Aliás, esta é a melhor forma para evitar perdas e prejuízos. Ainda mais com esse benefício tão necessário para a população mais pobre do nosso país.