Se preparar para o concurso pode parecer muito difícil, mas, com calma e planejamento, a situação tende a ficar mais fácil. Não precisamos transformar esse momento em algo terrível ou enxergar a prova como uma verdadeira punição, mas, sim, podemos implementar medidas que nos auxiliem neste momento.
Para ajudá-lo dessa forma, preparamos este breve guia com algumas considerações relevantes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
Apesar de não existir um passo a passo único de como se preparar para o concurso, existem medidas que podem contribuir para o desenvolvimento do concurseiro. Abaixo listamos algumas delas, considere aquelas que fizerem sentido para você e vamos adiante!
Você realmente sabe o que precisa estudar? Ou ainda não tem ideia de quais tipos de assuntos devem ser prioridade na sua rotina de estudos? Pense sobre isso.
Criar uma lista de conteúdos que devem ser estudados é de suma importância para conseguir seguir um cronograma estruturado.
Se existem conteúdos que você tem maior dificuldade, coloque-os como prioridade e estude-os com mais frequência. Já os conteúdos mais fáceis e mais simples podem ter momentos de estudos mais, digamos, superficiais.
A partir disso, divida esses estudos em etapas, formando um verdadeiro cronograma. Afinal, é quase impossível conseguir se preparar para o concurso de forma efetiva sem haver um cronograma.
O autocontrole está relacionado com a disciplina de cumprir a etapa de estudo diário, sem se deixar vencer pela procrastinação. Muitas vezes teremos o desejo de deixar os estudos de lado para fazer outra coisa que gostamos, mas, isso pode colocar a nossa carreira acadêmica em risco.
Portanto, mantenha um olhar atento para consigo mesmo. Avalie os seus comportamentos e veja até que ponto você está se deixando levar pela procrastinação. Caso esteja, comece a praticar o autocontrole. Por exemplo, ao invés de deixar os estudos de lado e criar desculpas para ficar “de folga”, diga para si mesmo que primeiro irá estudar e apenas depois descansar.
Para se preparar para o concurso adequadamente nós precisamos conhecer os nossos limites. Por exemplo, se você só consegue ler um capítulo por dia e, depois disso, não consegue mais absorver conhecimentos, então crie um cronograma que respeite esse limite.
Caso contrário, pode ser que você tente ultrapassar o seu tempo de aprendizagem e, na prática, estará apenas “perdendo tempo”, pois sabe que não conseguirá absorver informações assim.
Uma rotina de hábitos saudáveis também pode ajudá-lo a se preparar para o concurso, sabia disso? Afinal, o nosso corpo não está separado da nossa mente. Logo, quando ele recebe atenção, tendo momentos de descanso, exercícios físicos e uma boa alimentação, podemos nutri-lo em diferentes esferas, deixando, inclusive, o nosso cérebro mais ativo.
Sendo assim, construa uma rotina que respeite o seu corpo, a sua mente, a sua saúde mental e os seus limites, implementando hábitos que complementam os cuidados com a saúde e que podem ajudá-lo a se preparar para o concurso. 😉