Nunca é cedo demais para começar a se preparar para as provas do Enem. Afinal, são tantos conteúdos que devem ser analisados e estudados que todo minuto de estudo pode fazer uma grande diferença. Ao mesmo tempo, não adianta estudar mil coisas sem nenhum tipo de critério. É preciso seguir uma rotina e uma sequência lógica.
Além disso, outras ações podem auxiliar na hora de estudar para o Enem. Neste texto, apresentamos algumas dicas que podem ser interessantes. Acompanhe!
Para conseguir se preparar para as provas do Enem você precisa de dedicação, paciência e foco. A preparação exige que você abra mão de alguns momentos de lazer para focar nas suas atividades do dia.
Obviamente, você precisa de momentos de descanso e diversão, mas não pode transformar esses momentos em procrastinação.
Dito isso, vamos às dicas de hoje:
Na internet é possível encontrar uma série de cursos preparatórios gratuitos. Alguns possuem um conteúdo programático que segue um fio condutor, ou seja, possui um começo meio e fim. Em contrapartida, algumas opções apresentam aulas avulsas. Neste segundo caso, o ideal é que você crie a sua sequência de estudos, acessando as aulas à medida que vai avançando nas suas leituras e aprendizagens.
Você pode, inclusive, encontrar diversas aulas no próprio YouTube. Basta saber quais são os conteúdos que você deseja aprender e investir nisso.
Para que você possa encontrar os materiais mais interessantes, crie um cronograma de estudos. O que você precisa aprender em história? Em ciências? Matemática? Ter consciência do que precisa ser aprendido é muito importante para garantir que você monte um calendário consistente.
Pra montá-lo, elenque os conteúdos a serem aprendidos em forma de “escadinha”. Por exemplo, antes de aprender a como usar os pronomes, o que você deve aprender? As classes de palavras? Pense sobre isso e crie um cronograma sequencial.
Além de ter um cronograma de estudos para se preparar para as provas do Enem, lembre-se também de se dedicar a ele como se fosse um trabalho de fato. Isto é, não fique se sabotando e procrastinando, mas sim, cumpra o que deve ser cumprido a cada dia. É o famoso “simplesmente faça”.
Em paralelo a isso, estude sempre em um ambiente adequado para a sua aprendizagem, a fim de aumentar as chances de ter uma absorção melhor dos conhecimentos.
O seu cérebro aprende à medida que você o estimula. Sendo assim, não fique focando apenas na leitura – busque outros estímulos ricos! Ouça, assista, ensine, desenhe, escreva, mova o corpo enquanto pensa sobre o assunto, faça simulados, enfim! Use diversas estratégias para absorver os conteúdos.
Analise as provas dos outros anos e use-as como base para estudar. Assim você terá uma visão mais clara acerca dos tipos de conteúdos que são cobrados na hora da prova, viabilizando o seu desenvolvimento.
Bons estudos!