Saúde e Bem Estar

Como se organizar no trabalho para as férias?

Se organizar no trabalho para as férias é extremamente importante para evitar o acúmulo de tarefas no retorno. Afinal, ninguém merece retornar do recesso e já ter que lidar com mil e uma atividades que ficaram atrasadas, concorda?

Portanto, neste texto trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a se preparar para o descanso sem maiores preocupações. Siga conosco!

Como se organizar no trabalho para as férias?

É importante reservar um tempo para se organizar no trabalho para as férias com uma certa antecedência. Isso porque, possivelmente, um único momento não seja o suficiente para dar conta de deixar tudo em dia e preparado para o recesso.

Por isso, sugerimos que, com papel e caneta na mão, você comece a desenhar o seu plano para as férias. Vamos lá!

1. Tenha uma visão geral de prazos e demandas

Verifique todas as entregas de relatórios ou outras demandas que você precisa fazer ainda este ano. Quais são todas as atividades que precisam ser concluídas antes das suas férias? O que tem prazo estipulado e precisa ser cumprido?

Analise com cuidado para não se esquecer de nenhuma prioridade, ok?

2. Adiante o que estiver ao seu alcance, sem perder a qualidade

Comece a executar as atividades que precisam ser entregues e, se possível, inclua, no seu dia a dia, uma atividade que servirá de adiantamento. Isto é, adiante o que for possível, mas sem se sobrecarregar ou perder a qualidade do trabalho.

Se não conseguir adiantar tudo sozinho, considere a possibilidade de delegar algumas coisas. Você pode contar com a ajuda de alguém na hora de deixar a agenda em dia e já adiantada para o retorno.

3. Comece a se organizar com antecedência

Todos esses passos darão mais certo na hora de se organizar no trabalho para as férias se você iniciá-los com uma certa antecedência. Isto é, dificilmente você conseguirá deixar tudo programado e alinhado se começar a se preparar apenas uma semana antes do recesso, concorda?

Por isso, sugerimos, inclusive, que esse processo de organização comece o quanto antes, até mesmo 30 dias antes das férias.

4. Avise clientes e colegas sobre as suas férias

Avise todos os seus clientes e colegas de que você estará de recesso nos próximos dias. Se possível, também dê esse aviso com uma certa antecedência, para que as pessoas possam se organizar caso tenham demandas importantes relacionadas com você.

Do mesmo modo, deixe claro que só aceitará novas demandas até um dia específico, pois é possível que clientes procurem você no último dia de trabalho com projetos imensos e que, obviamente, não terão como ser concluídos.

5. Se for delegar, deixe tudo preparado para o seu substituto

Se porventura você for delegar as suas atividades durante a sua ausência, deixe tudo preparado para o seu substituto. Isto é, liste prioridades, descreva processos e prazos, deixando-o a par do que deve ser feito na sua ausência.

Caso contrário, você poderá ter muito retrabalho no retorno ou será contatado constantemente durante as férias. Pense nisso e bom descanso!