Um script de vendas é uma oficialização de procedimento e práticas sobre as etapas do processo de vendas.
O objetivo do script de vendas é protocolar os argumentos de vendas, ao passo que fiquem de acordo com cultura e valores da empresa.
Assim sendo, o discurso de vendas atrai o cliente e verifica os perfis do cliente e dos produtos. Fica mais fácil cruzar os dados e oferecer o melhor produto a esse cliente, sendo um facilitador nas vendas.
Através da formalização dos processos da empresa, ocorre a padronização das negociações. Evitando o desencontro de informações e conflitos de interesses.
A utilidade do script de vendas é maior para quem atua com vendas por telefone, no entanto, pode servir de base para vendas presenciais.
Dessa forma, caso a empresa atue com vários canais de vendas, evita-se conflito de informações.
Claro que para diferentes canais o script precisa ser adaptado. Contudo, a ideia principal é padronizar as vendas, mantendo a cultura e visão da empresa.
Sendo assim, esse documento da empresa é totalmente flexível para ser alinhado com a gestão. Bem como alterável conforme a necessidade.
Ou seja, ter um script na sua empresa não é uma lei, é um roteiro que direciona a equipe. Sendo esse direcionamento válido para plataformas online, telefone e vendas presenciais.
Um script de vendas é importante porque evita que as informações passadas aos clientes sejam desiguais, o que é negativo para a imagem de uma empresa.
Ter um script de vendas guia as equipes, bem como evita falhas na comunicação.