Em tempos incertos, de pandemia e crise econômica, as mudanças dentro do mercado financeiro são notórias. Com isso, diversos consumidores buscaram por empréstimos e pagamentos parcelados com cartão de crédito. Assim, qual seria o score ideal para conseguir obter produtos e serviços financeiros? Veja a resposta na matéria que preparamos na matéria de hoje (30).
O score nada mais é do que uma pontuação que birôs de crédito definem. Assim, os órgãos de proteção ao crédito conseguem avaliar os comportamentos financeiros dos consumidores que, supostamente, possuem um score ideal ou positivo.
As instituições verificam o histórico de dívidas, o compromisso com pagamentos de contas e o relacionamento com bancos. Após isso, o consumidor recebe a pontuação. No entanto, esse score não é definitivo e pode aumentar o diminuir conforme mudam os hábitos de consumo.
As pontuações de score usadas pelas instituições são subjetivas; ou seja, cada banco utiliza o score de acordo com as suas definições. Assim, em teoria, não existe um número preciso para conseguir um cartão de crédito.
Contudo, na prática, os cartões de crédito com fácil aprovação exigem no mínimo um score de, em média, 400 pontos. Além disso, o cliente com score acima de 500 pontos, terá acesso a ofertas de créditos muito maiores.
Da mesma forma, empréstimos não possuem um número exato para que o consumidor consiga o crédito. Porém, pessoas com score abaixo de 300 pontos têm mais dificuldade em obter crédito, uma vez consideradas de risco.
Dessa forma, a dica para quem busca empréstimos e tem score baixo é procurar instituições que não consultem os birôs. Assim, há mais chances de aprovação do crédito. Além disso, tudo depende do valor do empréstimo. Considera-se boa uma pontuação a partir de 700 para conseguir empréstimos com valores maiores, por exemplo.
É possível consultar a pontuação no site do SPC, Serasa ou Consumidor Positivo. Caso o score não seja o suficiente para conseguir um produto financeiro, deve-se seguir as dicas para aumentá-lo rápido: