Vitamina N: Contato com a natureza garante efeitos positivos para o corpo e mente

photo-1541428166776-2d0445c35c1b
Banco de Imagens: Unsplash

Garantir uma alimentação saudável pode ser uma das maneiras de garantir várias vitaminas ao organismo, entretanto, existe uma específica, denominada como vitamina N, que pode ser conquistada de um jeito diferente, através do contato com a natureza.

A vitamina N nada mais é do que a busca por uma vida em equilíbrio na paz do verde.

Vale destacar, que os benefícios desse contato não são apenas utopia, já que existem pesquisas que apontam a eficácia da natureza na vida das pessoas.

De acordo com um estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos; viver próximo a uma reserva natural pode melhorar a saúde física e mental. Isso porque, as árvores e plantas possuem propriedades relaxantes, que agem sobre a fisiologia e a psique humana.

Ainda segundo o estudo, os habitantes de áreas cercadas pela natureza apresentaram significativa redução da pressão sanguínea, do estresse, além da melhora do humor e autoestima.

Outro benefício da vitamina N, que já é conhecido por todos, está relacionados à qualidade respiratória, já que em locais com preservação da natureza, há menos exposição de poluentes no ar.

Como adquirir a vitamina N morando em cidades?

photo-1559839727-5d90798ffbd9
Banco de Imagens: Unsplash

Uma dúvida muito comum entre as pessoas ao conheceram a denominação da vitamina V,  é sobre como garantir tais benefícios, mesmo morando em locais sem área verde.

Mesmo que 85% da população brasileira vive em áreas urbanas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), vale destacar que ainda há chances de efetivar esse contato com a natureza.

De acordo com os pesquisadores, morar em locais próximos à natureza potencializa os efeitos positivos no organismo, entretanto, não é a única alternativa.

Este contato com a natureza pode ser efetivado durante passeios recorrentes aos parques nacionais, reservas naturais e até planejando um cantinho verde em casa, com a introdução de vasos de plantas.

A jardinagem e até o cultivo de pequenas hortas, como as verticais, que podem ser feitas em espaços mais limitados, como em apartamentos, são excelentes estratégias de adquirir a vitamina N e quem sabe até descobrir um novo hobbie.

photo-1560796818-7a20ce606875
Banco de Imagens: Unsplash

Outra alternativa é realizar atividades físicas ao ar livre, dessa forma, além de aproveitar o contato com a natureza, o indivíduo garante outra prática importante para manter a saúde do corpo e da mente.

Até os trajetos do dia a dia podem influenciar na obtenção da vitamina N. Escolher vias mais arborizadas e ir a pé para o trabalho estende essa aproximação com a natureza, promovendo um momento de relaxamento e prazer.

Também é extremamente importante efetivar este contato com a natureza desde cedo. Fazer as crianças trocarem o uso de tecnologias como vídeo games, computadores e celulares por alguns minutos de brincadeira ao ar livre no quintal, pode evitar diversos prejuízos no desenvolvimento social e mental dos pequenos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.