Como vencer a insegurança? Dicas que podem te ajudar

Vencer a insegurança, nos dias atuais, pode ser algo extremamente difícil para grande parte das pessoas. Afinal, como já dizia Caroline Caldwell: “Em uma sociedade que lucra com sua insegurança, gostar de si mesmo é um ato de rebeldia” e isso é mais pura verdade, diante do mundo em que vivemos atualmente.

No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir os impactos da falta de autoconfiança e, dessa forma, gerar mais convicção e crédito para si mesmo. Veja como em nosso artigo de hoje.

Como vencer a insegurança?

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que a insegurança pode aparecer em diversos contextos de nossas vidas e nem por isso estaremos sendo sempre inseguros.

Ou seja, se você sente insegurança no relacionamento, pode ser uma pessoa extremamente segura no seu trabalho. Por isso, reconhecer os gatilhos de sua insegurança é o primeiro passo para vencê-la de forma coerente.

Abaixo damos mais detalhes:

1- Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento será o seu maior aliado no projeto de vencer a insegurança. A partir deste conhecimento de si você poderá ter consciência dos seus pontos fortes e fracos.

Como consequência, poderá arquitetar mudanças para o que você pensa “não ser tão bom”, além de fortalecer o que há de melhor em sua personalidade.

Além disso, essa autoconsciência é capaz de fazer com que você reconheça os seus limites e saiba trabalhá-los para se desenvolver de maneira eficiente.

Afinal, a insegurança e o medo, em essência, relacionam-se com a “falta de habilidade” sobre determinada situação. Quando você reconhecesse essa falta de habilidade, poderá desenvolvê-la e assim aumentar a sua autoconfiança.

2- Observe quem você admira

Observar pessoas com atributos que parecem “seguros” para você pode ser uma medida interessante para vencer a insegurança.

Por exemplo, se você tem medo de conversar com um grande grupo de pessoas, observe quem “se sai bem” neste tipo de tarefa. Você perceberá quais são as atitudes daquela pessoa e a forma como ela se expressa.

Aos poucos, você pode usar este ponto como suporte e assim ir desenvolvendo a sua maneira de lidar com este tipo de situação.

3- Fuja das comparações

Comparar-se com os outros é uma das formas de como não vencer a insegurança. Isso porque temos o péssimo hábito de se comparar com quem “já chegou lá”.

Por isso, acabamos nos vendo como inferiores e incapazes, impactando diretamente a nossa autoestima.

Lembre-se que cada pessoa possui suas batalhas internas, seus atributos e defeitos e tudo que a faz chegar em determinado lugar depois de suas próprias lutas.

Portanto, seria injusto com a outra pessoa (e com você!) simplesmente querer se comparar. Ninguém é igual a ninguém, e cada um possui um tempo “lógico” (que vai além do relógio) diante das conquistas de sua vida.

Saiba enxergar a sua trajetória e todas as suas ações individuais para se desenvolver, fugindo da ideia de que o outro é melhor ou pior que você.

Ninguém é melhor! Somos todos diferentes, com caminhos diferentes, vitórias e derrotas diferentes, sonhos e medos diferentes e, portanto, com trajetos que se divergem. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.