Usar maquiagem todo dia faz mal? Veja recomendações sobre o uso

Muitas pessoas se questionam se usar maquiagem todo dia faz mal, e a verdade é que os produtos não apresentam malefícios se há um uso diário. Porém, para que não haja impactos na saúde da sua pele é preciso seguir recomendações dadas por especialistas da área.

Usar maquiagem todo dia faz mal é mito, mas é preciso ter cuidado

Apesar de que é mito dizer que usar maquiagem todo dia faz mal, existe um pouco de verdade nesta afirmação a partir do momento em que pensamos na forma como a pessoa está aplicando a maquiagem.

Ou seja, a maquiagem diária pode fazer mal à saúde se você:

  • Aplicar produtos vencidos na sua pele;
  • Não usar produtos adequados ao seu tipo de pele (por exemplo, usar bases oleosas se você tiver oleosidade excessiva no rosto);
  • Não higienizar os aplicadores, como esponjas e pincéis;
  • Compartilhar os aplicadores de maquiagem;
  • Usar produtos de má qualidade ou procedência duvidosa;
  • Não hidratar a pele frequentemente;
  • Ter hábitos alimentares e de hidratação que não sejam adequados;
  • Dormir de maquiagem.

Se alguns destes hábitos também fazem parte da sua rotina de aplicação diária de maquiagem, é possível que você esteja maltratando a sua pele.

Qual a forma correta de usar make todos os dias?

Para usar maquiagem todos os dias é preciso que você siga algumas recomendações importantes. São elas:

  1. Antes de aplicar a maquiagem, faça a higienização da sua pele. Você pode usar um sabonete específico para o seu rosto, ensaboando e enxaguando bem. Depois, seque a pele com cuidado, sem esfregar a toalha no rosto.
  2. Feito isso, use o seu hidratante com fator de proteção solar, ou então, aplique o hidratante comum e o protetor logo depois.
  3. Aguarde a pele absorver bem estes produtos, para somente depois fazer a aplicação da maquiagem. Lembre-se de usar sempre pincéis limpos, produtos de qualidade e que estejam dentro da validade.
  4. No fim do dia, remova a maquiagem com um demaquilante, lavando o rosto com água corrente em seguida. Aplique o seu hidratante noturno e pronto! Sua pele estará bem cuidada e não apresentará efeitos colaterais pelo uso de maquiagem.

Veja também: Má alimentação e estresse estão entre as principais causas de queda de cabelo

Dormir com maquiagem pode fazer mal à saúde da pele

Outro ponto que vale a pena frisar é o quanto dormir de maquiagem pode ser prejudicial para a saúde da pele.

Com este tipo de hábito você pode estar diminuindo o viço do tecido cutâneo, além de aumentar as chances de haver o aparecimento de cravos, espinhas e acnes em geral.

Outro risco é o de que dormir de maquiagem pode fazer com que a pele perca hidratação, ficando muito mais ressecada do que o normal. Este ressecamento pode causar descamação, coceira e até mesmo o envelhecimento precoce das células.

Por isso, apesar de que é mito que usar maquiagem todo dia faz mal, é preciso ter os cuidados com a pele e com a higiene sempre em dia para não haver efeitos colaterais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.