Treinar em casa com segurança: Como evitar lesões?

Treinar em casa com segurança é indispensável para garantir um treino recorrente e que realmente traga benefícios para a sua saúde. Caso contrário, é possível que você acabe se lesionando ou até mesmo se desmotivando dos treinos.

Com isso em mente, trouxemos este conteúdo para que você possa começar, a partir de hoje, a organizar melhor a sua rotina de treinos. Priorize o seu bem-estar e o seu conforto apostando nas nossas dicas. Acompanhe e entenda.

Como treinar em casa com segurança

Abaixo listamos as considerações primordiais que você deve considerar antes de se aventurar em treinos intensos e “pesados”. Veja:

1- Cuidado com a escolha do treino, um educador físico é indispensável

Se você quer apostar em treinos mais completos, com agachamentos, saltos ou outras práticas mais específicas, o ideal é que você converse com um educador físico. Apenas esse profissional poderá apontar quais são as medidas essenciais que devem ser tomadas a cada tipo de treino selecionado. Afinal, você não quer ter uma lesão causada por conta de um movimento errado, não é mesmo?

2- Não tente “correr atrás do prejuízo”

Um erro que muita gente comete ao tentar treinar em casa com segurança é o chamado “correr atrás do prejuízo”. Isso porque muitas pessoas deixam para começar a se exercitar quando o corpo já está “clamando” por isso, seja através de sintomas de problemas de saúde ou por conta do peso que aparece na balança.

Porém, se você treina com isso em mente, pode acabar desencadeando frustrações e sobrecargas desnecessárias. O ideal é que você comece aos poucos, aumentando a intensidade de acordo com o seu desenvolvimento, sem querer um resultado “pra ontem”.

3- Treinar descalço é um erro bastante comum

Mesmo que o treino pareça “simples”, o ideal é que você jamais treine descalço. Isso porque independente do tipo de treino que você está praticando, uma parte da carga sempre ficará nos membros inferiores, sobre os tornozelos, joelhos e pernas.

Por isso, é indispensável que você sempre use um calçado adequado para os seus treinos. Com exceção de práticas como o pilates e a yoga, as demais atividades exigem calçados que amorteçam os impactos do corpo.

4- Deixar de organizar o ambiente pode ser bem arriscado

Você pode até treinar em um espaço relativamente grande, mas se ele não estiver bem preparado para os seus treinos, você poderá se envolver em acidentes.

Por exemplo, se você gosta de pular corda na garagem, garanta que nenhuma ferramenta ou objeto fique muito próximo de você, de tal modo que pudesse enroscar na corda. Da mesma forma, atente-se para o piso que você está saltando: ele precisa ser plano, firme e sem rachaduras ou desníveis que possam atrapalhar o movimento.

Escolher o espaço ideal é indispensável para uma movimentação segura.

5- Atente-se para a alimentação correta

Treinar em casa com segurança também está associado com uma alimentação alinhada à intensidade do treino. Não tente treinar em jejum para “emagrecer rápido” e assim deixar de lado a sua saúde nesse processo.

Além disso, busque o suporte de um profissional de nutrição para montar um pré-treino e um pós-treino adequados às suas necessidades. Assim você evita quedas de pressão; náuseas e vômitos e promove um treino mais saudável e seguro para a sua saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.