Tipos de vegetarianismo: Conheça quais existem

Você sabia que há diversos tipos de vegetarianismo? E que muitos deles não se limitam apenas ao não consumo de carne? Pois é!

Apesar de não haver tanta informação sobre o assunto, é importante que saibamos o significado de cada um dos tipos de vegetarianismo para, dessa forma, quebrarmos tabus e sabermos lidar melhor com estas formas de se alimentar.

Além disso, é a partir destes conhecimentos que você poderá, com a ajuda de um nutricionista, aderir à uma dieta mais consciente. Quer saber mais sobre? Então continue lendo nosso texto de hoje!

Quais os tipos de vegetarianismo que existem?

Em nosso artigo vamos apresentar os 4 tipos de vegetarianismo mais populares, para assim você já ter uma pincelada de cada um destes estilos de vida. Veja:

  • Ovolactovegetarianismo

O ovolactovegetarianismo consiste em cortar o consumo de carne vermelhas, brancas, frangos e peixes e todos os tipos de frutos do mar.

Entretanto, o plano alimentar não é tão restrito quanto o de outras práticas, uma vez que inclui alimentos como ovo, leite e queijo em sua dieta.

  • Lactovegetarianismo

Neste tipo de vegetarianismo, a pessoa deixa de consumir ovos e carnes de quaisquer tipos (incluindo os embutidos), porém, continua a alimentar-se de leite, queijos, iogurte e demais alimentos derivados do leite.

  • Ovovegetarianismo

Este tipo de vegetarianismo exclui as carnes do cardápio, além de descartar leite, queijo, iogurte e outros ingredientes de origem animal, com excessão do ovo.

Isto é, sua dieta se baseia apenas em alimentos de origem vegetal e ovos. Assim, todos os outros tipos de consumo de origem animal são descartados da dieta.

  • Veganismo

Já a dieta vegana, em comparação com todos os outros tipos de vegetarianismo que citamos, tende a ser muito mais restrita.

Isso porque todos os tipos de alimentos de origem animal são descartados da dieta. Entretanto, não é apenas a dieta que passa por mudanças.

O veganismo também abrange as vestimentas, não aderindo ao uso de roupas de couro e seda, por exemplo. Além disso, os cosméticos orgânicos e veganos também não concentram NADA de origem animal.

O que saber antes de aderir a um dos tipos de vegetarianismo?

Antes de aderir a um dos tipos de vegetarianismo, é importante que você converse com o seu nutricionista.

Primeiro porque você estará passando por uma mudança e deverá se adequar à quantidade de consumo alimentício todos os dias; segundo porque será preciso balancear o consumo de proteínas e nutrientes que são ingeridos a partir de alimentos de origem animal e, agora, serão abolidos.

Portanto, não troque a sua dieta por algo restritivo da noite para o dia e de forma inconsequente. Isso poderá desencadear efeitos nocivos em sua saúde.

Mas sim, busque sempre informações que são trazidas por profissionais, criando assim uma dieta que seja verdadeiramente alinhada às necessidades do seu organismo como um todo.

Assim você estará garantindo menos crueldade animal e a sua saúde sempre em dia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.