Terapias à distância: Atendimento remoto já é tendência no Brasil

photo-1544717302-de2939b7ef71
Banco de Imagens: Unsplash

Com o aumento do home office no Brasil, durante a Pandemia, houve também o crescimento dos atendimentos médicos e psicológicos remoto. As chamadas “terapias à distância” vêm apresentando tantos resultados positivos, que muitos profissionais e pacientes até preferem o módulo, visto a liberdade e conforto que traz durante o atendimento.

As terapias à distância geralmente ocorrem através de aplicativos de comunicação em vídeo e levam o mesmo período de um atendimento presencial, entre 40 a 60 minutos.

Várias modalidades médicas e terapêuticas já aderiram a esta versão de atendimento, entretanto, a procura mais recorrente é para psicoterapias, sessões de mindfulness, entre outras abordagens alternativas em prol da saúde do corpo e da mente.

Psicoterapia à distância

photo-1485217988980-11786ced9454
Banco de Imagens: Unsplash

A psicoterapia, também chamada como terapia de conversa, geralmente é indicada para tratar casos de depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas que afetam à saúde mental.

Para quem acha que o atendimento à distância é inferior ao presencial, saiba que está muito enganado. Há, inclusive, estudos que comprovam a eficácia dessa abordagem de forma remota.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Zurique em 2013, confirmou que a psicoterapia à distância é tão eficaz quanto a presencial em casos de depressão moderada.

Ainda de acordo com a pesquisa, pacientes com quadros depressivos foram divididos em dois grupos. O primeiro recebia atendimento psicoterápico de forma presencial e o segundo à distância, o resultado foi que em ambos os grupos, os níveis depressivos foram reduzidos similarmente.

Mindfulness à distância

photo-1499728603263-13726abce5fd
Banco de Imagens: Unsplash

Já as sessões de mindfulness à distância também podem garantir que a prática seja realizada de forma correta, surtindo os efeitos desejados.

A Mindifulness é uma vertente entre as terapias, visto que sua prática pode ajudar nos tratamentos de transtornos de ansiedade, depressão e até na Síndrome de Burnout.

Esta atividade se configura na atenção plena ao momento presente de forma mais consciente possível, priorizando cada movimento, respiração e situação.

O atendimento remoto geralmente é promovido via cursos, palestras e aulas virtuais, que visam treinar o cérebro para reter mais atenção, além de prevenir desordens mentais.

A tecnologia em prol da saúde!

Essas novas formas de atendimento, que priorizam o uso da tecnologia vêm facilitando o acesso de muitas pessoas a serviços essenciais para a saúde física e mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), já alertava sobre o alto índice de transtornos emocionais, que os brasileiros vêm vivendo. Cerca de 86% das pessoas no país, sofrem com algum tipo de condição mental, como estresse, ansiedade ou depressão.

Diante disto, cuidar da mente, sem dúvidas, é o caminho mais indicado, principalmente neste momento de grave crise sanitária da Pandemia.

Buscar atendimento à distância ou presencial pode ajudar a garantir uma melhor qualidade de vida e evitar a agravação de inúmeras doenças.

Há diversas clínicas que atendem na modalidade remota, entretanto, é imprescindível contar com um profissional de confiança e especializado no tipo de atendimento que é oferecido.

Além de contar com esses serviços remotos, também é imprescindível buscar novas atividades que auxiliem no bem estar do dia a dia, entre práticas físicas, meditação e outros hobbies que fortaleçam a saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.