Sofrer por antecipação: Como lidar com a ansiedade?

Sofrer por antecipação, sentindo uma forte sensação de angústia de que algo pode dar errado. Até mesmo quando há a certeza de que algo dará certo, a dúvida da própria sanidade de ter entregue um trabalho da maneira correta, por exemplo, pode surgir.

O sujeito ansioso, diante das responsabilidades da vida, acredita que a qualquer momento poderá tomar uma decisão errada, ou provocar algum erro que, se prestasse mais a atenção, isso não aconteceria. Porém, mesmo quando a pessoa se esforça e se dedica ao máximo, ela ainda sofre com a possibilidade de que tudo vá por água abaixo, por mais nula que possa ser essa probabilidade.

Mas como lidar com esses episódios? Como recompor a autoconfiança e impedir que o receio do futuro atrapalhe o presente? Acompanhe esse texto para entender melhor!

Sofrer por antecipação: O sofrimento que nasce antes da hora

Você já se deparou dentro de uma situação em que você está ansioso, sente-se incapaz e até mesmo angustiado pelo simples fato de que achar que algo ruim possa acontecer? Mais do que isso, você já sentiu que iria perder o controle e, quando o episódio passou, percebeu que tudo estava dentro dos conformes? Pois é.

Estes são exemplos comuns de crises de sofrimento por antecipação, que nada mais é do que um tipo de ansiedade, onde passamos a sofrer com os possíveis desfechos dos contextos cotidianos.

Os pensamentos negativos começam a invadir a consciência, fazendo com que questionamentos, acerca da probabilidade de algo funcionar, apareçam com força. Tudo isso gera uma dor psíquica intensa, que paralisa, tira a chance de continuar e faz com que a pessoa acredite que jamais conseguirá concluir o seu plano.

Mas como lidar com tudo isso? Como barrar o sofrimento por antecipação e conseguir concluir as atividades cotidianas da melhor maneira? Continue lendo e entenda.

Como lidar com o sofrimento por antecipação

Para lidar com a situação, é preciso cortar o mal ainda em desenvolvimento, por mais difícil que isso possa parecer. Por exemplo, se você sentir que os pensamentos negativos estão inundando a sua mente diante de um plano, comece a dispersar o que você está imaginando sobre a situação.

Comece a ponderar sobre as possibilidades de algo dar certo, ao invés de focar apenas no ruim. Porém, jamais deixe de avaliar criticamente as situações, acreditando apenas em “pensamentos positivos”, mas sim, crie uma rotina de ponderar da maneira mais neutra possível, fugindo do véu que os sentimentos podem criar sobre as situações.

Além disso, é importante parar de duvidar da sua capacidade. Tente visualizar quais são os seus limites e pontos fortes. Aqui, a psicoterapia pode lhe auxiliar nesta autodescoberta. Lembre-se que nem sempre seremos bons em tudo, mas jamais seremos ruins em todas as coisas.

Falar sobre os sentimentos e anseios também é importante. Isso porque, quando falamos, passamos a nos escutar com mais clareza e percebemos que muitos de nossos pensamentos são pautados em coisas irreais. Busque estatísticas concretas e jamais se baseie em uma baixa autoestima para cogitar que algo dará certo ou errado, embora o desenvolvimento do amor-próprio seja sim importante no processo.

Considere que a vida, por si só, é incerta. Haverá momentos que poderemos planejar com mais clareza os nossos passos, e em outros casos será mais difícil. Por isso, desprenda-se da ideia de que você sempre poderá controlar tudo. Quando percebemos que a vida contém uma variedade de desfechos, nos desprendemos daquilo que apenas pode dar errado.

Erros acontecerão, e acertos também. Antes que algo aconteça, você poderá fazê-lo de maneiras distintas. Pense nisso e comece a exercitar o caminho que você deseja que a sua vida siga. Afinal, sofrer por antecipação é apenas o receio de repetir um erro, um fracasso. Quando entendemos que os erros fazem parte até dos acertos, passamos a enxergar tudo diferente.

Pratique mindfulness e foque no presente

Focar no presente também é importante e, para isso, práticas de meditação e mindfulness podem ajudar. Assim, você passa a observar com mais clareza o aqui e agora, fugindo do receio que a incerteza do futuro pode ocasionar. Todo mundo precisa de tempo para crescer e se desenvolver.  Respeite-se e respeite o seu tempo!

Você não precisa superar tudo da noite para o dia, e tampouco conquistar os maiores sonhos em uma semana. Sofrer por antecipação apenas lhe trará angústia. Pense que, a cada dia, você está mais perto do que deseja, mesmo que alguns dias pareçam menos produtivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.