Saúde mental versus doença mental

Entender os dois pontos que envolvem saúde mental versus doença mental é importante para que possamos desmistificar alguns conceitos que são propagados pelo senso comum em nossa sociedade.

Crescemos em um ambiente onde muitas pessoas acreditam que o conceito de saúde (seja física ou mental) envolve-se diretamente com a ausência de doença, o que não é verdade.

O conceito de saúde é mais profundo, e precisa ser trabalhado com mais coesão na vida das pessoas. Isso pois, segundo a Organização Mundial da Saúde, “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. 

Isto é, a saúde de um indivíduo engloba o seu bem-estar; a sua satisfação com a vida; a qualidade dos seus relacionamentos; a forma como ele dorme; a maneira como lida com suas questões internas; entre outros pontos bem importantes.

Saúde mental versus doença mental: A saúde não é o avesso da doença

Partindo do proposto acima, é preciso que as pessoas compreendam dois pontos importantes relacionados com este tema tão intrigante:

  • Primeiro, a saúde não é a ausência da doença, ou seja, a pessoa pode ser “saudável” e ainda assim não ter saúde mental;
  • Segundo, a doença mental não é algo que deva ser motivo de vergonha ou chacota, pois trata-se de uma enfermidade como qualquer outra e deve receber o suporte adequado para cada caso.

Tendo isso em mente, é possível discutirmos mais a fundo o quanto a saúde mental pode estar presente ou ausente na vida de uma pessoa. Para isso, podemos compreender que as características da saúde mental são:

Características da saúde mental

  • Sujeito possui funcionamento eficaz em suas atividades cotidianas;
  • O manejo das emoções ocorre de maneira equilibrada, ou seja, não há atitudes extremas que são tomadas a partir do medo; tristeza; alegria; felicidade; angústia; etc.;
  • Os relacionamentos são saudáveis e o sujeito consegue manter a sua sociabilidade sem grandes impasses, mesmo que haja questões relacionadas à timidez, por exemplo;
  • Possui capacidade para lidar com mudanças repentinas, mesmo que passe por períodos de luto primeiramente;
  • É capaz de solucionar problemas que podem surgir diante das adversidades da vida;
  • A pessoa aceita as exigências da vida;
  • Reconhece os próprios limites e é capaz de solicitar ajuda quando necessário.

A partir dessa caracterização, fica-nos claro que o conceito de saúde mental não está relacionado com a presença ou ausência de enfermidade. Em contrapartida, a doença mental associa-se, obviamente, com algum adoecimento. Veja abaixo a caracterização.

Características de doença mental

  • Refere-se aos transtornos mentais diagnosticáveis;
  • Relaciona-se com mudanças expressivas na capacidade de gerenciar emoções e sentimentos;
  • Está associada à mudanças de comportamento repentinas;
  • Possui características fisiológicas e neurológicas de profundo sofrimento, desequilíbrio das faculdades mentais e impactos em raciocínios, por exemplo;
  • Transtornos que prejudicam os relacionamentos e o desempenho na vida pessoal, familiar, social e profissional.

Contudo, podemos dizer que saúde mental versus doença mental precisam ser analisadas de forma mais ampla, a fim de impedir caracterizações errôneas diante disso.

Ou seja, precisamos quebrar a ideia de que para ter saúde mental, basta não ter doença. Pois dessa forma poderemos promover a saúde mental da maneira correta, visando o desenvolvimento global dos sujeitos, e suas capacidades de lidar com as adversidades da vida.

Por isso, o intuito deste conteúdo é, antes de qualquer coisa, promover a importância de cuidar da saúde mental mesmo quando não há um diagnóstico de enfermidade. Pois assim como nos exercitamos e nos alimentamos para cuidar do corpo, devemos pensar em formas de cuidar de nossa mente, como a partir da psicoterapia.

Cuide-se! A sua saúde mental é muito importante para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.