Saúde mental dos estudantes: Como manter o equilíbrio durante os estudos?

É muito comum se sentir pressionado ou ansioso enquanto estuda para uma prova importante, seja você vestibulando ou concursado. Porém, também é necessário concentração e calma para estudar de forma efetiva, por isso, o equilíbrio é fundamental para garantir a saúde mental dos estudantes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), cerca de 56% dos jovens brasileiros sofrem com estresse extremo durante o período de estudos. Lembrando também que, segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

Há vários fatores que contribuem para que transtornos e distúrbios mentais sejam cada vez mais comuns entre estudantes. Não é segredo que os estudos e a vida profissional são umas das maiores formas de realização individual, mas também não é segredo que a pressão que os estudos causam pode levar a problemas sérios de saúde mental.

A importância da saúde mental

Assim como a saúde física, a saúde mental é super importante. A saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das nossas funções naturais. Por isso, é super importante a promoção da saúde mental para que a pessoa tenha a capacidade de executar suas habilidades pessoais e profissionais de forma saudável.

Por muito tempo a saúde mental foi negligenciada e mesmo com o aumento de discussões sobre o tema, muitas pessoas ainda têm preconceitos em relação à saúde emocional e mental, alguns pensam que a questão é para “doido”. 

Porém, o adoecimento mental é um fato. Assim como o nosso corpo, a nossa mente também pode adoecer. E quando há um tabu que envolve o assunto, a cura e a melhora da saúde mental fica ainda mais difícil. 

Dicas para estudantes

Cuidar da saúde mental não precisa ser complicado ou caro, algumas adoção de hábitos saudáveis podem contribuir para a melhora da saúde como um todo. Quando se fala em saúde mental dos estudantes não é muito diferente.

Confira algumas dicas para poder aplicá-las no dia-a-dia:

  • Relaxe por um período do dia: o ócio criativo é fundamental, separe alguns minutos do dia para relaxar e não pensar em nada;
  • Pratique alguma atividade física! Você sabia que a prática de exercícios físicos ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse?
  • Não deixe de descansar! O sono é essencial para a manutenção do estresse no corpo.
  • Não deixe de sair com amigos ou família! Sabemos que com estudos, o tempo fica mais escasso, mas não elimine a parte social da sua vida, ela também contribui para a saúde emocional e mental
  • Não descuide da alimentação! É muito comum ver estudantes comerem de forma desregrada, mas assim como o exercício físico, a alimentação também pode contribuir para a melhora da saúde mental e física.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.