São Paulo bate novo recorde de ocupação de UTI e vê Covid-19 atingir cada vez mais jovens

O estado de São Paulo bateu novo recorde de ocupação de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para Covid-19 e tem observado que cada vez mais jovens têm sido hospitalizados com a doença. As informações foram dadas pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa nesta segunda (01).

ocupação UTI covid-19 são paulo

“A pandemia retornou com velocidade e característica clínica diferentes da primeira onda. São pacientes mais jovens, com condição clínica mais comprometida. São pacientes que acabam permanecendo por período prolongado na UTI. Esses aspectos fazem com que tenhamos ocupação crescente de leitos. 60% desses pacientes estão ocupando nossas UTIs. O que víamos era o contrário. 60% ocupavam enfermarias e 40% nas UTIs”, afirmou Jean.

De acordo com o governo, a taxa de ocupação de UTI na grande São Paulo, hoje, está em 74,3%. Diariamente, em todo o estado, uma média de 100 pessoas é internada em UTI, que no momento tem 7.163 leitos ocupados, número 14,7% maior que o pico observado na 1ª onda da pandemia, na 29º semana de julho de 2020.

Segundo Jean Gorinchteyn, a abertura de hospitais de campana, como feito no ano passado, não está descartada. No entanto, as ações têm “limitação de espaços e recursos humanos, de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas”.

Secretário de Saúde de SP faz apelo sobre Covid-19

Durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn fez um apelo à população do estado, que vive os piores dias desde o começo da pandemia de Covid-19, mas registra baixo índice de isolamento social.

“Precisamos que população mude comportamento. É vergonhoso o que vimos no fim de semana, com o número de autuações, com a forma que se expõem ao risco e levam o vírus para casa, matando mães, pais, tios e avós e se matando. Não é só perder paladar e olfato. Hoje vemos nova covid que está fazendo pessoas perderem a vida”, disse o secretário.

Mesmo com a taxa de ocupação de UTI de Covid-19 batendo recorde em São Paulo, entre a noite de sexta (26) e domingo (28), 286 autuações foram emitidas pelo descumprimento das medidas sanitárias contra Covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras e horário de funcionamento de bares e restaurantes. Foram feitas mais de 3970 inspeções.

“Fiscais ficaram assustados de ver o número de estabelecimentos abertos e de pessoas (agindo) como se não houvesse amanhã. A situação é caótica. Se população não perceber que faz parte da população, não vamos conseguir caminhar”, disse Cristina Megid, chefe da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.