Relacionamento abusivo: Como reconhecer e onde buscar ajuda

Infelizmente, o relacionamento abusivo é a realidade de milhares de mulheres, em todo o mundo. Tudo começa como um romance “de cinema”, com uma compatibilidade incrível entre a mulher e o abusador.

Esse tipo de situação apenas impede que a vítima perceba os sinais sutis de abuso, e normalmente quando se dá conta, a tensão já está imensa e o relacionamento já instaurado.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo com o intuito de orientar as mulheres a observarem seus relacionamentos, padrões de comportamento e o que pode ser feito a partir da constatação de estar vivendo dentro de um espaço abusivo.

Acompanhe e lembre-se de compartilhar com as mulheres que você conhece!

As fases de um relacionamento abusivo

Para que seja possível reconhecer um relacionamento abusivo, é essencial que seja destacada as fases do ciclo. Assim, torna-se mais fácil visualizar quando há presença de abuso. Veja:

  1. Aumento de tensão: Aqui, tudo começa de uma maneira leve. Há uma conexão no casal, e parece que estão vivendo um verdadeiro conto de fadas. Entretanto, com o passar do tempo, alguns sinais começam a aparecer. Do mesmo modo, as tomadas de decisão costumam ser precipitadas: o namoro começa em uma semana; em um mês estão morando juntos; e assim por diante. A partir disso, as crises de ciúme começam a aparecer. Xingamentos, pressões psicológicas e cobranças sem sentido também. As brigas começam a fazer parte da rotina do casal, e o abusador pouco a pouco vai demonstrando mais agressividade, diminuindo a autoestima da vítima. É possível que proibições comecem a aparecer (proibir de vestir tal roupa, de sair com tal pessoa, de usar tal rede social, etc.).
  2. Ataque violento: Depois de um tempo alimentando a tensão, o relacionamento “explode” em um ataque violento do abusador. Antes o que vinha sendo posto através de palavras, passa para algo mais físico. Aqui, as agressões, privações, humilhações e ofensas se transformam em algo extremamente violento. O primeiro tapa, puxão de cabelo ou soco pode surgir. Com a tendência de ser algo acima do que vinha acontecendo.
  3. Lua de mel: Depois do ataque violento, a mulher cai em si e percebe estar vivendo um relacionamento abusivo. Por conta disso, tenta “sair” e buscar ajuda. Porém, o parceiro mostra-se completamente arrependido. Entrega flores, pede perdão e faz juras de amor. Trata a vítima como uma verdadeira “princesa”, remetendo ao início perfeito de namoro. Mas é claro que, a partir do momento em que o perdão é aceito, a tensão volta a acontecer e o ciclo se repete.

Os sinais iniciais podem ser sutis, mas estão associados com o fato de que a vítima não tem direito sobre sua própria vida, ficando dependente das decisões do abusador.

Além disso, é comum a mulher sentir medo de tomar atitudes, por temer a reação do parceiro, mesmo em situações sem coerência (como usar um vestido ao invés de uma calça).

Onde buscar ajuda?

Se você se reconheceu dentro do ciclo do relacionamento abusivo, ou conhece alguma mulher que esteja sofrendo neste sentido, não hesite em buscar ajuda! Abaixo lhe damos algumas recomendações que poderão ajudar:

  • Ligue 180: Neste número você encontra profissionais preparados para lhe dar o suporte.
  • Psicoterapia: A psicoterapia é importante para lhe ajudar a se desvencilhar do ciclo abusivo.
  • Converse com alguém de confiança: Você não precisa lidar sozinha com a situação. Converse com alguém de sua confiança.
  • Delegacia da mulher: Não deixe para depois, a delegacia da mulher também poderá lhe amparar e encaminhar você para algum abrigo protegido.
  • Converse com a MAiA: A MAiA é uma inteligência artificial que tem como objetivo auxiliar as mulheres em situações vulneráveis, conversando e orientando quais passos devem ser tomados diante de um relacionamento abusivo. Para acessar o chatbot, clique aqui.

Compartilhe este conteúdo com as mulheres que você conhece e vamos juntas combater o relacionamento abusivo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.