Redução de massa magra e força podem ser sinais da Sarcopenia

photo-1434754205268-ad3b5f549b11
Banco de Imagens: Unsplash

O processo natural e progressivo de perda da massa magra, ou seja, dos músculos tem início a partir dos 30 anos.

Caracterizada como uma condição do envelhecimento, essa perda de massa magra, que reflete também na força é denominada como Sarcopenia.

Com o passar dos anos, a sarcopenia pode interferir diretamente na qualidade de vida, afetando desde a mobilidade até a aparência física.

Apesar de ser um processo natural, vale a pena destacar, que o sedentarismo e a falta de uma alimentação equilibrada podem agravar este quadro, aumentando ainda, as incidências de quedas, fratura e limitação das atividades do cotidiano.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 20% das pessoas com mais de 75 anos são afetadas pela sarcopenia.

 

Como ocorre a Sarcopenia?

photo-1536408157291-aef6d736e2cd
Banco de Imagens: Unsplash

Durante o envelhecimento do corpo, há inúmeras alterações fisiológicas e hormonais.

Baixa dos níveis de hormônios, infiltração de gordura entre as fibras musculares, perda de neurônios que estimulam os músculos, deficiência de vitamina D, baixa ingestão de proteína, inclusive, resistência à insulina são alguns dos gatilhos para a sarcopenia.

Além disso, vários ensaios clínicos apontam o estilo de vida como um fator predominante para a intensidade da sarcopenia no indivíduo, relacionando à prática de atividades físicas e alimentação equilibrada como diferenciais favoráveis na condição referida.

Algumas doenças também podem resultar no efeito catabólico, por isso, antes de associar a perda de peso com a sarcopenia, é imprescindível buscar uma avaliação médica.

Tratamento da Sarcopenia

photo-1577447513725-a83422477039
Banco de Imagens: Unsplash

Priorizar um envelhecimento ativo é a principal solução para evitar as agravações da sarcopenia. Exercícios com levantamento de peso podem surtir em um aumento significativo da massa muscular em qualquer idade.

O tratamento físico, sem dúvidas, deve ser adaptado de acordo com as condições do paciente, inclusive, qualquer atividade, antes de ser iniciada deve ser autorizada por um médico cardiologista, após exames específicos.

Junto aos exercícios, outra abordagem para a sarcopenia está relacionada à alimentação.

Aumentar o consumo de alimentos anabólicos pode ser o mais indicado, a fim de tratar, como também prevenir agravações da sarcopenia.

Diante disso, é preciso garantir uma ingestão adequada de proteínas, já que elas são responsáveis pela construção do músculo.

Alimentos como peito de frango, peixe, leite, cortes de carne vermelha, como patinho e fígado, além de alguns vegetais entre soja e oleaginosas são ricos em proteína e devem ser integrados à dieta diária.

O mais recomendado, é que o cardápio para ganho anabólico seja elaborado por um profissional especializado em nutrição.

Para reforçar ainda mais o tratamento da sarcopenia, inclusive, da saúde em geral é recomendada a regulagem dos níveis de vitamina D no organismo. A vitamina D pode ser obtida tanto através da alimentação, como também, por meio da exposição solar.

A vitamina D ajuda a absorver o cálcio no organismo, influenciando diretamente na composição óssea e no metabolismo.

Com uma alimentação equilibrada rica em proteína, vitamina D, entre outros nutrientes e é claro, a associação de atividades físicas, a sarcopenia pode ser amenizada, resultando em uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.