Como recuperar a autoestima depois de uma traição

Como recuperar a autoestima depois de uma traição? Como lidar com a sensação da rejeição e decepção?

Estas são dúvidas recorrentes na vida de muitas pessoas. Apesar de não ser nada desejado, a traição é algo que acontece todos os dias, em diferentes contextos.

Dificilmente uma pessoa adulta poderá dizer que nunca se sentiu traída por familiares, amigos, parceiros ou até mesmo colegas de trabalho.

Entretanto, o foco deste conteúdo será a traição amorosa. Esperamos lhe ajudar a superar a situação! Acompanhe.

Como recuperar a autoestima depois de uma traição

Recuperar a autoestima depois de uma traição é possível, mas requer antes de qualquer coisa, um pouco de paciência e respeito por si mesmo.

Você não precisa se sentir plenamente bem da noite para o dia, até porque esse tipo de resultado seria impossível. Porém, existem medidas que poderão amenizar a angústia e o desamparo. Veja:

1- Quem é traído não tem culpa da situação

Muitas vezes vemos mulheres se culpando quando são traídas no relacionamento. Acreditam que são responsáveis por permitir que “algo falte” na relação, o que não é verdade.

Embora o relacionamento esteja desgastado, a traição não é algo que a vítima tem culpa. Afinal, a situação poderia ter sido resolvida se o parceiro se queixasse das faltas, e não simplesmente buscasse supri-las com outra pessoa.

2- Para recuperar a autoestima depois de uma traição, não projete uma vingança

Pensar em se vingar pode ser uma das primeiras coisas que vem à mente. Entretanto, este tipo de pensamento pode apenas minar o seu bem-estar e a sua vida.

Lembre-se que você não tem culpa do que aconteceu, e se vingar seria apenas se rebaixar. Uma prova de que você ama a si mesmo é justamente evitando a situação e descartando a possibilidade de vingar algo.

3- Não busque um porquê

Buscar justificativas pode ser muito doloroso e desgastante. Além disso, há a possibilidade de você encontrar formas de justificar a traição apenas para aceitá-la ou entendê-la como correta.

O problema surge quando este tipo de pensamento faz com que você aceite a traição como algo que deveria acontecer e a diminua, se autossabotando e aceitando um relacionamento desgastado.

4- Invista em algo que você gosta e que lhe faz bem

Não tente ficar relembrando momentos felizes do casal. Mas sim, busque formas de se ocupar.

A mente precisa estar focada se você quer recuperar a autoestima depois de uma traição. E isso será ainda melhor se o foco estiver em você mesmo.

Por exemplo, você pode começar a estudar algo novo, comprar roupas que lhe agrade ou até mesmo praticar exercícios para se sentir mais saudável e bonito.

5- Pratique o autocuidado com mais frequência

Seguindo o raciocínio acima, tente praticar o autocuidado com mais frequência. Ou seja, cuide de você nos mínimos detalhes, mimando seus cabelos, sua pele, escolhendo um perfume que lhe agrade, etc.

Quanto mais cuidamos de nós mesmos, mais nos sentimos importantes e a nossa autoestima se eleva naturalmente.

6- Cerque-se de pessoas que você ama

Procure se cercar de pessoas interessantes e que você ama. Além disso, corte contatos tóxicos e se você optar por findar o seu relacionamento, corte qualquer contato com o seu ex.

Isso ajudará você a reequilibrar os pensamentos e não se deixar levar por justificativas que a pessoa traidora pode tentar criar.

Lembre-se que agora você precisa ser posto em primeiro lugar. Não faça nada pensando no outro. Este momento é para pensar em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.