Reações como edemas faciais podem estar associados à vacina da Moderna contra a Covid-19

photo-1598300188904-6287d52746ad
Banco de Imagens: Unsplash

Atualmente, os procedimentos faciais como botox e preenchimento labial são cada vez mais comuns entre homens e mulheres, que buscam o rejuvenescimento e harmonização facial.

Geralmente, estes tipos de procedimentos não apresentam reações adversas, visto que tanto a toxina botulínica, quanto o ácido hialurônico utilizado em preenchimento, são compatíveis com o organismo, inclusive, o próprio ácido hialurônico é produzido pelo corpo humano.

Apesar disso, um relatório da Food and Drug Administration (FDA), destacou recentemente, que foram confirmadas reações alérgicas e edemas faciais de uma vacina americana contra a Covid-19, da farmacêutica Moderna.

O relatório associa às reações com o uso das substâncias de tratamentos faciais, como o botox e o preenchimento, visto que dois dos 120 pacientes do estudo, que receberam as doses da Moderna e apresentaram as reações, tinham passado recentemente por procedimentos estéticos na pele.

Apesar disso, os edemas não foram considerados graves e desaparecerem naturalmente, após dois dias da segunda dose da vacina.

 

Vacina da Moderna X procedimentos estéticos

Ainda de acordo com os cientistas do estudo, este tipo de reação adversa ocasionada pela vacina da Moderna em pacientes, que haviam realizado procedimentos estéticos recentemente, se dá, visto ao fato, que o sistema imunológico sempre reage a algo que é estranho ao corpo.

Após a vacina, o sistema imune identificou as enzimas do botox e do preenchimento como agressoras, já que como haviam sido aplicadas recentemente, ainda não estavam absorvidas pelo corpo.

 

Suspensão da vacina

Apesar dos efeitos colaterais confirmados pelo relatório da Food and Drug Administration (FDA), não serem considerados severos, no último domingo, 17 de janeiro, uma declaração emitida pela epidemiologista Erica S. Pan, citada pela Fox Los Angeles, recomenda a paragem da administração do lote 041L20A da vacina da Moderna.

De acordo com a epidemiologista, devido a possíveis reações alérgicas que estão a ser investigadas foi recomendada a suspensão da vacina. “Um número maior do que o habitual de possíveis reações alérgicas foi reportado num lote específico da vacina da Moderna administrada numa clínica de vacinação”, alertou a epidemiologista.

Este caso não está associado ao estudo da Food and Drug Administration (FDA) e nem aos pacientes que passaram por procedimentos estéticos.

Também vale destacar, que apenas um lote da vacina da Moderna foi identificado como potencial para reações adversas. Diante disto, as autoridades de saúde norte-americanas destacam, que o lote em causa está a ser revisto.

 

Vacina da Moderna

A vacina americana mRNA-1273 da Moderna teve eficácia de 94,1% comprovada em estudo publicado no New England Journal of Medicine.

A eficácia deste imunizante, já havia sido atestada pela DA – Food and Drug Administration, inclusive, seu uso emergencial começou em 15 de dezembro.

Mesmo em meio à recomendação da suspensão de um lote da Vacina da Moderna pela epidemiologista Erica S. Pan , o governo americano ainda avalia os casos de reações. Já o estado da Califórnia pediu que a farmacêutica suspendesse a distribuição deste lote.

A farmacêutica afirma que está cooperando com a investigação desses efeitos adversos relatados e até o momento, não tem a confirmação das reações citadas de outros centros de vacinação, que usaram o mesmo lote de vacinas.

Para evitar reações adversas, seja com a vacina da Moderna ou de outra farmacêutica, os especialistas orientam a procurar um médico responsável para avaliação da saúde diante à vacinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.