Queda de cabelo e unhas quebradiças podem ser sinais de baixa imunidade

photo-1579083390476-968b47fe96f2
Banco de Imagens: Unsplash

O organismo humano sempre está alertando quanto a qualquer tipo de alteração em seu funcionamento.

Muitas vezes, pequenos sinais acabam passando despercebidos, mas podem ser grandes alertas para se atentar com os cuidados da saúde, como é o caso do Sistema Imunológico.

O sistema imunológico é responsável pela proteção do organismo contra doenças e infecções. Quando esse conjunto de diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas estão enfraquecidos, o indivíduo fica suscetível a diversas patologias, inclusive, caso tenha comorbidades crônicas, elas podem se agravar.

Além do surgimento de doenças, há outros sinais, que muitas vezes são preteridos pelas pessoas que estão com a imunidade baixa. Quando percebidos precocemente, podem servir de alerta para a tomada de medidas preventivas para fortalecer a imunidade.

Principais sintomas da imunidade baixa

photo-1516027828283-84217f09f3c4
Banco de Imagens: Unsplash
Você também pode gostar:

Alimentos que Impulsionam sua Imunidade

Muitos sintomas da imunidade baixa são resultados da ação de parasitas, que se aproveitam da diminuição das defesas do organismo para se manifestarem.

Doenças recorrentes podem ser sinais do enfraquecimento do sistema imunológico, entretanto, antes delas surgirem, pequenos sinais podem indicar essa baixa, tais como:

  • Cansaço excessivo
  • Unhas quebradiças
  • Queda de cabelo
  • Herpes
  • Perda de peso
  • Dermatites
  • Infecções respiratórias persistentes e constantes

Também é comum apresentar quadros febris, vômitos e até problemas gastrointestinais mais frequentes.

Ao notar pelo menos três destes sintomas é essencial realizar uma consulta médica, a fim de avaliar a condição do Sistema Imunológico.

O que pode causar a baixa da imunidade?

photo-1595762916903-bae8c7cea1e1
Banco de Imagens: Unsplash

São diversos fatores que estão associados à baixa imunidade, os principais são: má alimentação e alterações hormonais.

Alimentação

Através da alimentação, o organismo e logo, o sistema imunológico garante todas as substâncias entre nutrientes e vitaminas necessários para um bom funcionamento.

Uma alimentação desequilibrada com carência de proteínas, vegetais, leguminosas, carboidratos e frutas pode representar um gatilho para o enfraquecimento da imunidade.

Diante disto, especialistas alertam para o consumo adequado de alguns alimentos, que atuam diretamente neste sistema, tais como:

  • Alho e cebola: Ricos em antioxidantes como as vitaminas A, C, E e Complexo B esses alimentos também possuem selênio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer o sistema imune. Além disso, também oferecem propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais, antibacterianas e antifúngicas
  • Gengibre: Esta raiz é um poderoso anti-inflamatório e termogênico, inclusive, é rico em vitamina B6 e C. O gengibre também apresenta ação antibactericida.
  • Fígado: Fonte de ferro, esta carne também possui vitaminas A, D e complexo B, apesar disso, o consumo deve ser moderado, pois ele tem um alto teor de colesterol.

Outros alimentos como beterraba, salmão e frutas cítricas, também devem ser integrados à alimentação, a fim de garantir um fortalecimento do Sistema Imunológico.

Alterações hormonais

Já em relação às alterações hormonais, o impacto do Sistema Imunológico acontece principalmente nas mulheres. Isso porque durante a segunda fase do período menstrual, há um aumento dos níveis de progesterona. O excesso desse hormônio acaba inibindo a atuação do sistema imune feminino, entretanto, este casos costumam ser exceções.

 

Para garantir o bom funcionamento e qualidade do Sistema Imunológico, além de garantir uma boa alimentação é essencial ter uma rotina cada vez mais ativa e saudável. O acompanhamento médico também pode ser estratégico para garantir uma boa prevenção e orientação das melhores formas de aumentar a imunidade no organismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.