Qualidade do sono deve ser priorizada para obtenção de massa magra

photo-1589828695526-c461b4ddc158
Banco de Imagens: Unsplash

A conquista da massa magra pode ser tão difícil quanto à perda de gordura corporal. Isso porque o processo demanda tempo e disciplina, inclusive, depende da associação de três pilares fundamentais: alimentação, exercício e descanso.

Além disso, vale destacar, que o ganho de massa magra, ou seja, do conjunto de músculos corporais, não se refere somente a estética corporal, visto que o desenvolvimento e fortalecimento desses tecidos, também protegem os ossos e articulações do corpo.

Os músculos ainda garantem a energia para o movimento, sustentação do corpo e estabilização orgânica, através da produção de calor.

Visto todas essas funcionalidades, inclusive, os benefícios estéticos, fica claro o porquê a cada dia cresce o número de adeptos da musculação.

A musculação é o principal exercício para garantir ganhos significativos de massa magra, entretanto, outras práticas como pilates, bike, crossfit e até ioga, também podem ser eficientes para o fortalecimento dos músculos.

Leia também: Cresce o número de plataformas para praticar exercícios online durante a Pandemia

Musculação não basta para ganhar massa magra!

photo-1434754205268-ad3b5f549b11
Banco de Imagens: Unsplash

Apesar de a musculação ser o principal e mais eficiente exercício para o ganho de massa magra, a prática por si só não gera resultados tão satisfatórios.

De acordo com especialistas em educação física, os movimentos intensos com peso geram lesões nas fibras musculares. Diante desta reação, o organismo entende que precisa construir fibras novas e mais fortes e é ai que ocorre a hipertrofia, o crescimento dos músculos.

Mas para que o organismo garanta essas fibras novas é preciso investir em duas coisas, na alimentação e descanso.

Alimentação

Consumindo alimentos que atuam na recuperação muscular, como a proteína, por exemplo, é possível intensificar os ganhos de massa magra.

A proteína, além de ajudar a reparar os tecidos danificados após as lesões, também auxilia no funcionamento e aceleração do metabolismo. Este processo resulta em um maior gasto calórico e mais disposição nos treinos.

Também é preciso combinar outros grupos alimentares, como carboidratos e gorduras. Eles irão garantir a energia necessária para aumentar a intensidade dos exercícios, e logo, promover a tensão das fibras musculares.

Descanso

Muitos praticantes de musculação acham que o crescimento dos músculos ocorre durante a prática do exercício, porém, estão muito enganados. Apesar dos movimentos garantirem a lesão da fibra muscular, é durante o descanso que ocorre a reparação desses tecidos, ou seja, a hipertrofia.

Este período nada mais é do que o “sono reparador”. Durante este momento, o organismo libera o importante hormônio GH e outros responsáveis pelos efeitos anabólicos.

Dessa forma, a reparação das fibras musculares é realizada de forma eficiente.

Dormir entre seis a oito horas por noite já é considerado o ideal para uma boa recuperação muscular, além de revigorar a energia física e mental para mais um dia de treino.

Mas também fica o alerta dos especialistas: nada de exagerar na frequência dos exercícios. Cada grupo muscular deve ser trabalhado em um dia, a fim de não gerar uma sobrecarga. O mais indicado é seguir um descanso entre uma prática e outra de até 48 horas.

 

Veja mais: Redução de massa magra e força podem ser sinais da Sarcopenia

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.