Qual a maneira correta de limpar os óculos?

Existe uma maneira correta de limpar os óculos de acordo com o nível de sujidade da lente. Isto é, a limpeza de uma lente muito engordurada será diferente de uma limpeza de um óculos apenas empoeirado.

Além disso, quando saímos de casa e pegamos chuva, também existe uma forma de higienizar a lente sem deixá-la toda marcada. Quer saber como fazer? Então leia nosso conteúdo.

Qual a maneira correta de limpar os óculos? Conheça a melhor opção para cada caso

Atente-se para cada um dos casos e veja qual a melhor opção para limpar os seus óculos:

1- Maneira correta de limpar os óculos engordurado

Se você notar que a lente está muito engordurada, não tem jeito: é preciso lavar os seus óculos. Mas não é de qualquer jeito, ok? Muitas pessoas apenas usam o detergente, mas se esquecem que as mãos também são gordurosas. Por isso, atente-se para as dicas:

  1. Primeiramente, lave bem as suas mãos com sabão neutro e água corrente. Assim que sentir que não há sujidades e gordura na mão, pegue seu óculos.
  2. Molhe as lentes em água corrente e feche a torneira.
  3. Pingue uma gota de sabão neutro em cada lente e espalhe com a ponta do dedo. Lembre-se umedecer o dedo.
  4. Faça isso dos dois lado da lente.
  5. Enxágue em água corrente e de modo abundante.
  6. Sacuda um pouquinho o óculos, para tirar o excesso de água.
  7. Deixe-o em um ambiente bem ventilado (longe do sol) para secar naturalmente.

2- Maneira correta de limpar os óculos empoeirados

Se o problema for apenas poeira, utilize um pedaço de tecido de microfibra para limpar os seus óculos. Lembre-se, novamente, que sua mão precisa estar limpa. Caso contrário, poderá passar gordura para o tecido e, conforme você o movimenta sobre a lente, poderá sujar o óculos.

Veja também: 5 motivos para começar a ler mais – O quinto é o mais importante!

3- Quando estiver com pequenas marcas de dedo

Se as pequenas marcas de dedo não forem intensas, isto é, não serem repletas de gordura, você pode usar apenas um lenço de papel macio para limpar.

Lembre-se de fazer uma leve pressão sobre a lente, com o lenço, fazendo movimentos circulares. Além disso, novamente, lave as mãos com sabão, antes do procedimento.

4- Maneira correta de limpar os óculos com gotículas de chuvas

Não caia no erro de simplesmente esfregar o óculos em uma peça de roupa, isso poderá manchá-lo e, dependendo do tecido, poderá arranhá-lo.

Portanto, é preciso que você pegue um pedaço de papel higiênico ou guardanapo, por exemplo, apenas encoste-o sobre a lente. Ou seja, com seu óculos posto no rosto, cubra a lente com um pedaço de papel mais grosso, ou então, dobrado. Assim, o papel absorverá toda a água.

Em seguida, use uma das estratégias acima para tirar o restante das sujidades (com lenço de papel ou tecido de microfibra, por exemplo).

Cuidado com os materiais que você utilizar

Lembre-se sempre de não utilizar materiais abrasivos para higienizar os seus óculos. Afinal, você poderá arranhá-los de maneira irreversível, causando riscos na lente que atrapalharão a sua visão.

Por isso, sempre faça um teste com a ponta do dedo: se sentir que a superfície é macia e maleável, o tecido ou papel poderá ser utilizado. Mas compare com a maleabilidade de um algodão, por exemplo, para não errar na escolha, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.