Quais são todos os benefícios da aromaterapia? Entenda aqui!

No artigo de hoje vamos lhe apresentar quais são todos os benefícios da aromaterapia para a saúde física, mental e emocional.

Essa prática, que está associada diretamente com a qualidade de vida das pessoas, tem por objetivo trazer mais atenção para um dos sentidos mais importantes dos seres humanos: o olfato.

Afinal, estamos o tempo todo sendo bombardeados por estímulos auditivos e visuais, e muitas vezes nos esquecemos do quanto o olfato é importante e promissor para alguns tipos de tratamento.

Pensando nisso, trouxemos este guia com informações importantes para você. Acompanhe.

Quais são todos os benefícios da aromaterapia?

Veja quais são todos os benefícios da aromaterapia e comece a praticá-la como técnica de relaxamento e bem-estar:

Alivia o estresse

O estresse é sem dúvidas um dos maiores problemas de saúde mental da atualidade. Além de causar grandes desconfortos e impactos na vida cotidiana do sujeito, é capaz ainda de desencadear outras doenças, como cardiopatias.

Em contrapartida, infusões e massagens com óleos essenciais são capazes de minimizar os impactos de uma rotina corrida, diminuindo o estresse.

Ameniza e combate crises de ansiedade

As crises de ansiedade podem atrapalhar expressivamente o dia-a-dia de quem as tem, promovendo impactos em todos os âmbitos da vida.

Entretanto, propriedades de óleos essenciais, como o de lavanda, são capazes de promover efeitos no Sistema Nervoso Central, diminuindo a agitação e desencadeando um maior relaxamento, que resulta em mais tranquilidade.

Quais são todos os benefícios da aromaterapia? Descongestiona as vias aéreas

Opções um pouco mais cítricas são ótimas para promover a sensação de limpeza no ar, além de causar mais conforto na respiração.

Assim, quem sofre com as vias aéreas congestionadas, e alergias como rinite e sinusite crônica, também podem apostar na inalação para uma diminuição dos sintomas.

Diminui dores musculares

Alguns tipos de óleos essenciais, quando aplicados em mistura com óleos vegetais em massagens, podem diminuir as dores musculares.

Isso ocorre porque as propriedades calmantes e relaxantes dos óleos são capazes de promover o efeito vasodilatador, que possibilita a passagem sanguínea mais facilitada e com mais oxigenação, diminuindo as dores nos músculos.

Diminui a irritabilidade causada pela TPM

A irritabilidade e o estresse que aparecem na TPM podem atrapalhar a rotina de qualquer mulher. Além disso, as dores causadas pelas contrações da cólica também podem impedir que a mulher pratique suas atividades de maneira eficiente.

Para isso, a aromaterapia pode auxiliar com óleos anti-espasmódicos, propriedades calmantes e efeitos relaxantes.

Melhora a qualidade do sono

Para quem sofre de insônia ou de dificuldades para dormir, aromatizantes com óleo essencial de lavanda, por exemplo, são capazes de melhorar o equilíbrio do organismo e induzir ao sono.

Assim você terá uma noite mais qualificada e poderá dormir bem sem grandes esforços e sem a necessidade de apostar na ingestão de remédios, por exemplo.

Como usar os óleos essenciais?

Agora que você já conhece quais são todos os benefícios da aromaterapia, veja quais formas você pode utilizar os óleos essenciais:

  • Nunca aplique o óleo puro na pele: O óleo essencial é muito concentrado, e você sempre deverá diluí-lo.
  • Utilize o óleo no seu banho: Pingue gotinhas na sua banheira e faça banhos de imersão.
  • Utilize com difusor de aroma: E deixe o ambiente ainda mais confortável.
  • Acrescente óleo essencial em seus cosméticos: E potencialize os efeitos.
  • Aplique nas roupas quando for lavá-las na máquina: E sinta o cheirinho bom depois.

Gostou das nossas dicas? Então agora é só usufruir dos benefícios da aromaterapia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.