Quais são os benefícios de consumir ômega 3?

Conheça quais são os benefícios de consumir ômega 3 e entenda porque esta gordura é tão importante para a sua saúde e o funcionamento geral do seu organismo.

A partir disso, você poderá criar um cardápio adequado, ancorado em uma alimentação leve e saudável. Veja agora como o ômega 3 pode lhe trazer diversos benefícios de curto, médio e longo prazo.

Quais são os benefícios de consumir ômega 3?

Saber quais são os benefícios de consumir ômega 3 é o primeiro passo para incluí-lo em nossa alimentação. Acompanhe:

1- Ação anti-inflamatória

O ômega 3 é um potente agente anti-inflamatório capaz de ser utilizado no tratamento das mais diversas inflamações no organismo. Além disso, também previne o aparecimento de novos problemas neste sentido.

Por conta disso, é capaz de reduzir danos celulares que poderiam ser a porta de entrada para o aparecimento do câncer.

2- Protege a saúde do coração

Além de ser uma gordura boa e que traz diversos benefícios para a saúde, o ômega 3 é capaz de reduzir os índices de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Isso, no médio e longo prazo, é capaz de proteger a saúde do nosso coração, evitando o infarto, a arritmia e a insuficiência cardíaca.

3- Quais são os benefícios de consumir ômega 3: Combate a asma

A asma, em sua essência, pode ser compreendida como um processo inflamatório que causa tosse, chiado no peito e dificuldades para respirar.

Sendo assim, o consumo de ômega 3 é capaz de diminuir a inflamação nas vias aéreas, diminuindo as crises e amenizando o quadro asmático.

4- Melhora as funções cerebrais

Quem nunca ouviu que comer peixe faz bem para o cérebro, não é mesmo? Pois isso é a mais pura verdade!

O peixe é rico em ômega 3, e um dos benefícios dessa gordura é justamente manter o bom funcionamento da memória e garantir um melhor foco e concentração.

Por isso, se você precisa estudar ou se focar em algo importante, lembre-se que tudo começa pela sua alimentação.

5- Melhora a saúde da pele

Até mesmo a pele entra pra nossa lista de benefícios do ômega 3.

Afinal, o tecido cutâneo necessita de DHA, sendo este um componente importante das células e encontrado em um dos tipos de ômega 3.

O DHA é responsável por manter a maciez e a elasticidade da pele, além de aumentar a hidratação e reduzir as chances de envelhecimento precoce e os sinais da idade.

Consuma em cápsulas ou com uma dieta balanceada

Consumir ômega 3 é proporcionar que todos os benefícios que citamos no decorrer deste artigo se manifestem no seu organismo de maneira eficiente.

Mas como consumir corretamente?

Na realidade, os peixes são ricos em ômega 3, sendo o mais recomendado para uma dieta saudável e balanceada.

Porém, sabemos que não é possível consumir este tipo de carne todos os dias. Seja por conta da acessibilidade de preço, ou até mesmo por conta do preparo, que pode ser mais difícil.

A boa notícia é que existem cápsulas no mercado que são vendidas em farmácias e que também cumprem um papel importante nos cuidados com a saúde.

Assim você pode consumir ômega 3 todos os dias, sem se preocupar em comer peixe ou algo semelhante. Apenas lembre-se que o consumo de suplementos, mesmo naturais, devem acontecer a partir da prescrição do seu médico ou nutricionista, ok?

Dessa forma você garante saúde e todos os benefícios de consumir ômega 3.

Veja também: Alimentos para prisão de ventre: O que comer para melhorar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.