Quais são as formas de aumentar a produtividade?

Você sabe quais são as formas de aumentar a produtividade e assim ter mais resultados no dia-a-dia? Conhece estratégias que elevam o seu bem-estar no trabalho, de um modo que traga mais benefícios para os seus resultados?

Se sua resposta for não, então acompanhe o nosso artigo de hoje e fique por dentro das nossas dicas!

Quais são as formas de aumentar a produtividade?

Saber quais são as formas de aumentar a produtividade é dar margem para uma rotina muito mais leve e motivadora. Veja abaixo as nossas dicas:

1- Descanse o suficiente e desconecte-se

É muito importante que você saiba quando parar e saiba descansar de verdade. Mas o que isso significa?

Muitas pessoas acabam cometendo o erro de simplesmente pensar em trabalho e produtividade o dia todo. Até mesmo quando se deitam em sua cama ficam cogitando quando entregarão determinado trabalho e isso simplesmente a impede de ter uma boa noite de sono.

Sabemos que não é tão simples se desconectar na hora de deitar, mas é preciso que você exercite isso todos os dias, se realmente quiser ter mais produtividade.

Assim, você poderá:

  • Usar técnicas de imaginação guiada, para pensar em coisas específicas antes de dormir.
  • Assistir/ouvir ASMR, a fim de dispersar a mente dos problemas e focar em sons relaxantes.
  • Anotar tudo que precisa ser feito no dia seguinte pelo menos 3 horas antes de dormir, e pensar que você fará e não precisa se preocupar porque já anotou tudo.

É claro que este tipo de desconexão requer treino. Não será da noite para o dia que você deitará sem pensar nos problemas. Mas lembre-se de sempre pensar em algo diferente (e relaxante) quando alguma pendência vier à mente na hora de dormir.

2- Fuja da ideia de multitarefas

Foi-se o tempo em que ser multitarefas é algo positivo e que realmente traz resultados. Na realidade, é comprovado que manter multitarefas acontecendo ao mesmo tempo é capaz de diminuir drasticamente a sua produtividade.

Por isso, saiba respeitar o seu cérebro e o seu organismo, criando uma rotina onde você cumpra uma coisa de cada vez.

3- Saiba exatamente quais são os seus limites

Entender quais são os seus limites é essencial para aumentar a produtividade. Não adianta aceitar muito trabalho apenas por questões financeiras, se no fim nenhum deles será entregue adequadamente.

Afinal, esta entrega truncada poderá gerar prejuízos futuros. Além de que você pode não conseguir finalizar tudo, e a sensação de dever não cumprido irá minar a sua produtividade.

4- Quais são as formas de aumentar a produtividade? Intercale tarefas difíceis e mais tranquilas

Intercalar tarefas difíceis e tranquilas aumenta as chances de seu cérebro se sentir mais produtivo e você, consequentemente, mais motivado no dia-a-dia.

Entretanto, procure sempre começar com algo mais urgente e difícil, dê uma pausa, faça algo leve e siga em algo mais urgente e difícil. Assim você não leva a mente à exaustão já no começo do dia, diminui o estresse e consegue ter mais produtividade.

5- Saiba com antecedência o que precisa ser feito

Saber com antecedência tudo que precisa ser feito em um mês, trimestre e até semestre é essencial para garantir a produtividade.

Quer um exemplo? Basta você observar os semestres nas faculdades. Normalmente as matérias têm um plano com início, meio e fim. Assim, é possível prever tudo que será feito ao longo dos seis meses.

Logo, nenhuma atividade se tornará um problema e você conseguirá muito mais motivação e resultados. Organize-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.