Quais os benefícios do gargarejo com água e sal?

Conheça quais os benefícios do gargarejo com água e sal e saiba como esta simples mistura é capaz de proporcionar efeitos positivos para a sua saúde bucal. Acompanhe o nosso texto e fique por dentro!

Quais os benefícios do gargarejo com água e sal?

Os benefícios do gargarejo com água e sal, em sua essência, se relacionam com o alívio de dores; melhora na circulação (que potencializa o sistema imunológico); efeito de remoção de bactérias e diminuição de inchaços.

Por conta disso, esse gargarejo é tão indicado para diversos tipos de tratamentos simples que conhecemos. Para saber mais, veja a nossa lista abaixo:

1- Alivia dores e inflamações na garganta

As dores de garganta podem ser muito ruins e atrapalham bastante a rotina de qualquer pessoa. Entretanto, o gargarejo com água e sal pode aliviar expressivamente a dor.

Isso porque o sal tem o poder de se ligar à água, como se ele “puxasse” o excesso de líquido que deixa a garganta inchada, puxando junto as bactérias causadoras da infecção.

Além disso, a água morna promove uma melhor circulação na região, fazendo com que o nosso sistema imunológico seja acionado com mais precisão e auxilie na recuperação.

  • Como consumir? Faça o gargarejo 3 vezes por dia. Além disso, beba água depois, para hidratar e evitar o ressecamento da garganta. A quantidade de sal deve ser de meia colher de chá para cada 250 ml de água.

2- Pode aliviar a dor de dente

As dores de dente também podem ser aliviadas com o gargarejo de água e sal. Isso porque essa mistura auxilia no tratamento de infecções, além de aliviar a dor causada pelo dente ou gengiva comprometida. O consumo deve seguir a mesma ideia que o para a dor de garganta.

3- Benefícios do gargarejo com água e sal: Tem efeito anti séptico

O sal e a água, misturados na quantidade correta, além da temperatura são capazes de oferecer um verdadeiro efeito anti séptico. Por conta disso, podem ser utilizados para tratamentos de problemas na boca, que necessitam de uma higienização mais profunda.

A quantidade de sal e água deve permanecer a mesma, como nas outras opções.

4- Diminui inflamações e acelera a cicatrização

A diminuição de inflamações também é um dos benefícios do gargarejo com água e sal. A circulação sanguínea é estimulada por conta da temperatura da água, o que melhora o processo de regeneração e cicatrização, quando há comprometimento na boca ou inflamações na garganta, por exemplo.

O consumo nunca deve ser excessivo, mas sim, sempre equilibrado e garantindo que a água filtrada seja consumida depois.

Contraindicações e cuidados importantes

Agora que você já conheceu todos os benefícios do gargarejo com água e sal, vamos elencar alguns cuidados importantes:

  • Pessoas com pressão alta não devem fazer este gargarejo, tendo em vista que é possível engolir um pouco da mistura.
  • Não ultrapasse o limite diário recomendado.
  • A água precisa estar morna/quente.
  • Mantenha-se sempre bem hidratado, evitando que o sal resseque a sua boca ou garganta e acabe prejudicando sua saúde.

Seguindo todas as nossas dicas, certamente você terá ótimos resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.