Quais os benefícios da água com limão? Mitos e verdades

Os benefícios da água com limão são evidentes e podem ser percebidos desde o primeiro dia de consumo. Entretanto, apesar de ser muito benéfica, a bebida carrega consigo diversos mitos populares que foram se criando com  o passar do tempo.

Por isso, fizemos este guia para tirar todas as suas dúvidas e assim lhe auxiliar em uma dieta mais saudável e nutritiva. Acompanhe.

Mitos e verdades sobre os benefícios da água com limão

Apesar de haver diversos benefícios na água com limão, existem alguns mitos e verdades envolvidos com este tipo de bebida. Conheça cada um deles:

1- Água com limão emagrece

Mito. Erroneamente a água com limão é apresentada como uma “fórmula mágica” para emagrecer, porém, essa afirmação é apenas um mito. Apesar de o limão ser rico em antioxidantes e possuir poucas calorias, a sua acidez não influencia na perda ou ganho de peso de maneira significativa como as receitas prontas dão a entender.

Por isso, se você quer emagrecer de verdade, pode consumir água com limão para hidratar, promover o efeito antioxidante e até mesmo dar uma forcinha no emagrecimento. Mas esta água, por si só, não irá queimar muitas calorias.

2- Ajuda as defesas do corpo, prevenindo resfriados e gripes

Verdade. Um dos benefícios da água com limão é que ela é rica em vitamina C, sendo esta vitamina imprescindível para aumentar a nossa imunidade e garantir mais saúde. Com isso, a água com limão é capaz de diminuir as chances de contrair gripes e resfriados.

3- Um dos benefícios da água com limão é acelerar o metabolismo

Mito. Apesar de que o limão pode ser consumido para auxiliar no emagrecimento, ele por si só não possui efeito termogênico e não acelera o metabolismo.

Portanto, se você consumi-lo de maneira isolada, não espere que o seu metabolismo lhe auxilie na queima de calorias. Para isso, consuma outros preparos.

4- Água com limão e chia diminui a fome e aumenta a saciedade

Verdade. Consumir água com limão e chia antes do almoço aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que haja uma diminuição no apetite. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de alimentos e auxiliar no processo de emagrecimento.

Mas além disso a chia também melhora o trânsito intestinal, reduzindo problemas de constipação e até mesmo auxiliando no tratamento de combate ao colesterol ruim.

5- Água com limão é boa para quem tem pressão alta

Verdade. Esta bebida é fonte de potássio e, por conta disso, a pressão arterial pode ser mais equilibrada a partir do consumo diário de água com limão.

6- Melhora a absorção de ferro pelo organismo

Verdade. A água com limão é rica em vitamina C, como mencionamos anteriormente e, por conta disso, é capaz de melhorar a absorção de ferro. Logo, pode ser um preparo interessante para combater quadros de anemia, por exemplo.

Pode consumir a água com limão todos os dias?

Sim. A água com limão pode ser consumida regularmente pois dessa forma você garante a absorção dos nutrientes e vitaminas todos os dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.