Como prevenir a perda de massa muscular?

Prevenir a perda de massa muscular não está associado apenas às questões estéticas, como muita gente imagina. Na realidade, manter o corpo saudável, com uma quantidade de massa magra interessante, é primordial para impedir a fraqueza muscular, a fadiga fácil e a falta de disposição.

Por conta disso, garantir uma rotina saudável é indispensável para quem quer mais qualidade de vida. Para saber mais, continue lendo o nosso conteúdo.

O que comer para prevenir a perda de massa muscular?

A alimentação é uma peça chave muito importante no processo de prevenção da perda de massa muscular. Afinal, é a partir do que ingerimos que o nosso corpo poderá absorver nutrientes, proteínas e minerais que são capazes de melhorar a estrutura de diversos tecidos do nosso corpo.

Pensando nisso, veja a lista de alimentos que precisam fazer parte da sua dieta:

Lembre-se que o consumo deve estar de acordo com as suas necessidades proteicas e energéticas, ok? Por isso é importante conversar com o seu nutricionista antes de fazer mudanças repentinas na alimentação.

Quais hábitos impedem a perda de massa muscular?

Além da alimentação, como já mencionamos, existem outros hábitos que ajudam a prevenir a perda de massa muscular. São eles:

1- Exercícios adequados ao seu corpo

Não adianta ir para a academia pensando em “correr atrás do prejuízo”. Levar o corpo à exaustão, puramente com o objetivo de queimar mais calorias ou gastar mais energia, nem sempre é o melhor caminho.

Isso porque se você fizer mais de uma hora de treino intensivo, sem parar, ao invés de perder apenas massa gorda, você começará a perder massa magra. E assim, no próximo treino poderá sentir mais fraqueza e cansaço.

Portanto, faça exercícios adequados ao seu biotipo e às condições do seu organismo, respeitando os limites do mesmo.

2- Descanso de qualidade

É quando dormimos bem que a nossa estrutura muscular passa a se recuperar com mais atenção e viabilidade. Por isso que muitas pessoas, que desejam ganhar massa magra, acreditam que o melhor horário para se exercitar é à noite.

Dessa maneira, o ideal é que você procure manter uma regularidade de sono no seu dia-a-dia. Seja no quesito de quantidade de horas por noite, como também na rotina de dormir e acordar sempre no mesmo horário.

3- Não ficar muito tempo de jejum

Para prevenir a perda de massa muscular é essencial que você tenha uma alimentação alinhada às suas necessidades. Isso inclui não ficar muito tempo sem comer, pois caso isso ocorra, o corpo poderá “consumir” a massa magra, quando notar que a ingestão calórica está muito abaixo do esperado.

Portanto, mantenha uma rotina de horários para as suas refeições, sempre incluindo proteínas em cada preparo, ok?

4- Hábitos saudáveis e evitar os altos níveis de estresse

Por fim, lembre-se de evitar o estresse, praticando hábitos saudáveis, como:

  • Não consumir tanta bebida alcoólica;
  • Dormir adequadamente;
  • Não exagerar na quantidade de trabalho;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Experimentar atividades novas e prazerosas;
  • Manter o equilíbrio da vida sexual;
  • Beber dois litros de água por dia;
  • Investir em hobbies e atividades sem relação com o trabalho;
  • Entre outras atividades positivas.

Prevenir a perda de massa é, em essência, um hábito de autocuidado muito importante. Pratique-o!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.