Entenda os perigos dos sucos artificiais

Os perigos dos sucos artificiais não costumam ser postos em pauta com muita frequência. Afinal, não podemos negar que a facilidade de consumo é tentadora, já que o suco já vem pronto ou fica pronto em menos de um minuto.

Porém, este “um minuto” pode gerar efeitos de longo prazo, além de sensações instantâneas. Por isso, se atentar para estes efeitos é de extrema importância para garantir a sua saúde e a da sua família.

Para saber mais, acompanhe nosso guia.

Os perigos dos sucos artificiais começam com a falta de nutrientes

Quando ingerimos algum alimento ou bebemos algo, é esperável que este produto represente algum tipo de benefício para a nossa saúde.

No mundo ideal, toda a nossa dieta deveria ser baseada neste pressuposto. Porém, sabemos que existem muitos produtos artificiais e industrializados que fogem dessa ideia.

Assim, ingerimos sucos artificiais que não representam em nada para a nossa saúde. Estaremos, na prática, apenas ingerindo os malefícios do suco.

Por isso, os perigos dos sucos artificiais já começam com a falta de nutrientes para o nosso organismo.

Perigos dos sucos artificiais: Açúcar em excesso que leva ao “vício” e obesidade

Na prática o açúcar refinado não representa benefícios para a nossa saúde. Mas sim, apenas deixa o nosso paladar mais infantil e provoca uma necessidade cada vez maior de consumi-lo.

É como se nos viciássemos nas doçuras. A consequência disso pode ser o aumento de peso, obesidade, diabetes, entre outros efeitos nocivos.

Por conta disso, os sucos artificiais precisam ser consumidos com muita cautela. O excesso de açúcar presente é altamente prejudicial, especialmente em longo prazo.

O sódio pode levar ao aumento da pressão arterial e problemas de longo prazo

Os sucos de caixinha e de pacotinho apresentam altas taxas de sódio. Isso pode levar o sujeito a ter um aumento de sua pressão arterial, sendo um efeito perigoso para a saúde do coração, por exemplo.

Além disso, o sódio é responsável por causar efeitos nocivos no funcionamento dos rins, por exemplo. E ainda, o sódio pode provocar os temidos cálculos renais que tanto conhecemos.

Por conta destes fatores, o excesso de suco e até mesmo o consumo “menor”, porém de longo prazo, pode causar problemas de saúde que evoluem com o tempo.

O suco em pó nem deveria ser considerado suco

Se formos levar o conceito de suco ao pé da letra, as opções artificiais nem deveriam ser consideradas como tal. Isso porque grande parte possui uma porcentagem mínima de suco, de fato, em sua composição.

Por exemplo, no caso dos sucos de pacotinho, a quantidade costumeiramente não ultrapassa 5%! Em outras palavras, 95% do suco de pacotinho é proveniente de ingredientes não naturais, como açúcar, sódio, conservantes e outros aditivos que podem ser prejudiciais para a saúde.

Contudo, agora que você já conhece os perigos dos sucos artificiais, é hora de cuidar da sua saúde e extinguir gradativamente este consumo do seu cardápio. Lembre-se que chás naturais e sucos naturais serão sempre melhores caminhos.

Além disso, não se esqueça que os dois litros de água por dia também fazem parte de uma vida saudável e equilibrada. Cuide da sua saúde e pense no seu futuro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.