Pedalar está entre os esportes mais praticados durante a pandemia

photo-1541625247055-1a61cfa6a591
Banco de Imagens: Unsplash

As constantes alterações das fases de flexibilidade da Pandemia, vêm fazendo inúmeros frequentadores de academias e clubes esportivos desistirem de vez, da prática de atividades físicas. Isso porque, na fase vermelha, estes locais são proibidos de funcionar; já na laranja, há restrição do limite de capacidade dos frequentadores.

Diante disto, muitas pessoas vêm buscando soluções alternativas, seja apostando nos exercícios em casa, por meio de aplicativos e canais interativos, como também, através de esportes ao ar livre, como é o caso da pedalada.

Andar de bike, além de promover inúmeros benefícios, também é uma opção segura, para quem não quer compartilhar aparelhos ou ambientes esportivos. Basta ter uma bicicleta adequada e alguns itens de proteção, como capacete e preparar para se movimentar.

Durante este período de Pandemia, a venda de bicicletas cresceu 118%, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, a Aliança Bike.

Além de ganhar destaque durante este período como opção segura de atividade física, ela também pode ser usada para outras situações, como no transporte, por exemplo, sendo uma opção econômica e sustentável para o dia a dia.

Benefícios de andar de bike

Usar a bike para promoção da saúde está entre as principais justificativas da compra deste pequeno veículo, ainda de acordo com a pesquisa da Aliança Bike.

A pedalada pode ser adequada conforme orientação médica ou treino elaborado por um educador físico. Dessa forma, o atleta pode personalizar a intensidade e duração do trajeto percorrido.

Sendo assim, a modalidade fica aberta a todos, independente da idade, porte físico, inclusive objetivo, já que ela pode ser usada tanto para a perda de peso, quanto para tonificação dos músculos.

A restrição do uso de bike fica para os portadores de doenças cardíacas, mas esses e outros casos, devem ser determinados, após a avaliação médica.

Entre os principais benefícios da pedalada, destaque para:

  • Perda de gordura
  • Aumento da resistência muscular
  • Melhora da capacidade respiratória
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Regula a pressão arterial
  • Eliminação de toxinas do corpo através da transpiração

Além dos benefícios físicos, que refletem diretamente na prevenção de doenças, melhorando à saúde e qualidade de vida, andar de bike também pode promover o equilíbrio emocional, isso porque a atividade libera endorfina, o hormônio do prazer.

Outras consequências benéficas relacionadas à prática é o aumento da autoestima e estímulo da interação social. A autoestima acaba sendo melhorada, visto que os resultados físicos como a perda de gordura e tonificação muscular, já são percebidos em pouco tempo de atividade. Já em relação à interação social, há grupos de ciclismo que promovem a prática em conjunto, possibilitando novas oportunidades de se relacionar.

Apesar disso, vale a pena destacar, que durante este cenário de crise sanitária, o mais recomendado é realizar a atividade sozinho ou em companhia de pessoas que já mantem um convívio próximo no dia a dia.

Garantir equipamentos adequados, como um bicicleta própria para o esporte e equipamentos de proteção, também pode ajudar a tornar a atividade ainda mais eficiente. E não se esqueça da máscara, que por enquanto, continua sendo necessária e obrigatória em ambientes externos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.