Pé rachado: Como hidratar e diminuir a dor?

pé rachado pode surgir por diversos motivos: falta de hidratação, excesso de peso e até hereditariedade entram na lista das causas. Porém, independente do porquê, em todos os casos o ressecamento causa dores e incômodos estéticos.

No entanto, alguns cuidados caseiros são capazes de diminuir esses desconfortos de uma forma simples e gradativa. Veja como:

Como hidratar o pé rachado?

Hidratar o pé rachado é simples, mas requer disciplina para promover bons efeitos. Isto é, não será no primeiro processo que o pé já ficará 100% hidratado. Porém, desde o primeiro “ritual” já é possível notar ótimos resultados. Entenda:

1- Mergulhe o pé em água morna com um hidratante

O primeiro passo para hidratar pé rachado é mergulhá-lo em uma bacia com água morna e hidratante. Para isso, você deverá encher uma bacia até a altura dos seus tornozelos e, em seguida, acrescentar de duas a três colheres do seu hidratante corporal.

Feito isso, misture bem para promover um preparo mais homogêneo. Mergulhe os pés neste preparo e deixe-os descansando por pelo menos 30 minutos.

A água irá “amolecer” a pele e permitir que haja uma melhor absorção dos ingredientes do hidratante.

2- Lixe o pé cuidadosamente

Passado o tempo de absorção dos nutrientes, é hora de esfoliar ou lixar o seu pé. Lembre-se de fazer este procedimento com delicadeza, apenas com o intuito de remover as células mortas.

O pé precisa estar úmido neste processo, a fim de impedir maiores agressões à pele. Além disso, faça com pouca fricção, para não machucar, ok?

Veja também: Como tratar a caspa com remédios caseiros

3- Aplique óleo de coco e envolva com um plástico filme

Depois de limpar bem a sua pele, seque com leves batidinhas da toalha na pele. Aguarde 2 minutos com os pés para o alto, a fim de promover uma melhor circulação de ar que o faça secar. Em seguida, aplique uma colher de sopa de óleo de coco em cada um dos pés, massageando bem.

Envolva-os em papel filme, a fim de melhorar a absorção dos nutrientes. Deixe os pés descansando por mais 10 minutos.

4- Lave novamente

Passado o tempo de absorção, lave-os com água morna e um pouco de sabonete neutro. Massageie o pé com cuidado, estimulando a circulação sanguínea, sendo esta responsável pela melhora na entrega de nutrientes.

5- Seque cuidadosamente

Seque com cuidado, novamente apenas “batendo” ou “pressionando” a toalha na pele. Isso porque se você esfregar poderá prejudicar mais do que ajudar.

Procure secar bem entre os dedos e novamente deixe os pés ao ar livre para secar bem.

6- Aplique seu hidratante e use meias

Por fim, para hidratar o seu pé rachado de modo eficiente, use o seu hidratante favorito e aplique-o cuidadosamente, massageando bem.

Depois, coloque suas meias e descanse. Faça esse processo à noite, para evitar ter que caminhar com os pés cheios de creme, ok?

Cuidados essenciais para evitar o pé rachado

Além de hidratar o pé rachado, existem alguns cuidados que evitam o desenvolvimento do problema. São eles:

  • Use palmilhas: Use palmilhas para evitar tanto atrito entre o pé e o calçado.
  • Evite andar descalço: Procure sempre utilizar algum sapato macio e evite andar descalço.
  • Controle o seu peso: O excesso de peso pode acarretar em uma carga maior nos pés, portanto, procure manter o seu peso em dia.
  • Alimente-se bem e mantenha-se hidratado: Consuma alimentos ricos em água e beba bastante líquido ao longo do dia.
  • Evite banhos muito quentes: Os banhos quentes podem ressecar a pele. Evite-os.
  • Seque bem os pés, mas sem esfregar: Quando for secar seus pés, nunca os esfregue.
  • Aplique hidratante diariamente: Aplique hidratante todos os dias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.