Pé inchado: O que fazer para desinchar?

pé inchado pode aparecer depois de uma torção, uma caminhada, um dia muito quente ou até mesmo muitas horas em pé ou sentado. Causa desconforto e até dores, dificultando a mobilidade de algumas pessoas.

Tratar o problema é essencial para garantir a qualidade de vida. Veja como fazer isso sem sair de casa.

O que fazer para tratar pé inchado?

Existem formas caseiras de tratar o pé inchado e assim melhorar a circulação sanguínea. Entretanto, tenha em mente que as nossas dicas se baseiam em cuidados com a retenção de líquidos por si só. Isto é, se o seu inchaço estiver associado à alguma doença específica, é recomendado que você busque auxílio médico, ok?

Visto isso, vamos agora às nossas dicas:

1- Estimule a circulação sanguínea com água quente e fria

O segredo para acabar com a retenção de líquido e o pé inchaço é a estimulação da circulação sanguínea. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Separe duas bacias de água. Uma com água quente (o suficiente para mergulhar o pé de forma confortável) e outra de água fria (acrescente cubos de gelo para potencializar).
  2. Mergulhe o pé na água quente, mantendo-o submerso por cinco minutos.
  3. Em seguida, mergulhe-o na água gelada, mantendo-o ali por dois minutos.
  4. Repita o processo cerca de 3 vezes, finalizando sempre na água fria.

Você pode fazer este procedimento até 3 vezes por dia. Lembre-se apenas de que a água precisa estar minimamente confortável e o pé precisa ficar submerso até o tornozelo.

Além disso, é importante alertarmos que pessoas com varizes devem evitar essa mudança brusca de temperatura.

2- Faça massagens com óleos vegetais e essenciais

As massagens com óleos vegetais e essenciais são ótimas formas de melhorar a circulação sanguínea, pois fazem com que a água seja drenada e consequentemente o pé desinche. Para isso, lembre-se de usar uma gota do seu óleo essencial favorito para cada colher de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal que você goste.

3- Apoie os pés de um modo que fiquem elevados

Tente, no fim do dia, erguer os seus pés para que a água ali retida acabe voltando para a circulação sanguínea de uma forma natural.

Você pode se deitar no sofá e apoiar os pés sobre o braço do mesmo, ou então, usar pilhas de travesseiros e almofadas para elevar os pés. Repouse assim por alguns minutos e já note a diferença.

4- Pratique exercícios físicos com mais regularidade para acabar com o pé inchado

A prática de exercícios também é importante para que o nosso corpo tenha as suas funções equilibradas e saudáveis. Assim você diminui a retenção de líquido, melhora a circulação de sangue nos pés e diminui o inchaço na medida em que inclui exercícios em sua rotina.

Evite ficar muito tempo parado na mesma posição

Por fim, além de seguir as dicas acima para acabar com o pé inchado, lembre-se de evitar ficar muito tempo sentado ou de pé. Sendo assim, dê pausas no trabalho para caminhar ou para se sentar, a fim de manter a circulação sanguínea funcionando adequadamente.

Além disso, se persistirem os sintomas de inchaço, procure orientação médica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.