Ouvir a Frequência Alfa regularmente pode aumentar a concentração nos estudos

As terapias alternativas vêm sendo cada vez mais utilizadas para alterar ou estabilizar condições mentais, inclusive, até doenças consideradas crônicas.

Apesar da popular adesão destas alternativas ser recente, vale destacar que muitas já receberam comprovação científica, como é o caso do uso das Frequências Binaurais.

A eficiência terapêutica das frequências binaurais foi comprovada em 1973 pelo biofísico Gerald Oster nos EUA. Oster, após um logo estudo, identificou que ao ouvir oscilações diferentes, uma em cada ouvido, o cérebro correspondia criando uma nova vibração, que pode alterar o estado emocional.

Estas vibrações diferentes do cérebro, denominadas em Beta 13 a 30Hz, Alfa 7 a 3Hz, Theta 3 a 7Hz e Delta 1 a 3 Hz, podem provocar reações variadas, que resultam desde um relaxamento profundo a uma maior concentração cerebral.

  • Beta 13 a 30Hz: Estado de consciência presente ou pensamento lógico. Essas ondas estão associadas com altos níveis de excitação, por isso, quando muito estimuladas podem provocar estados de estresse e ansiedade.
  • Alfa 7 a 3Hz: Estado meditativo e de alerta. As ondas alfas permitem uma ponte do subconsciente e consciente.
  • Theta 3 a 7Hz: Estado de sono com sonhos. Esta gama de frequência pode favorecer a criatividade e melhorar a intuição.
  • Delta 1 a 3 Hz: Estado de sono profundo sem sonhos. Possui propriedades reparadoras, que revigoram as funções corporais conscientes.

Dentre estas frequências, uma das mais utilizadas para alterar os padrões vibracionais do cérebro na hora dos estudos é a onda Alfa 7 a 3Hz. Essa onda é considerada o repouso do cérebro, portanto, permite que haja mais absorção de conhecimento e coordenação mental.

 

Como usar a frequência Alfa nos estudos?

Os sons binaurais já estão disponíveis em diversas plataformas digitais, como no Youtube e em aplicativos de música. Para encontrar a frequência Alfa basta realizar uma pesquisa entre estes canais.

É recomendado usar fones de ouvido durante a prática, visto que a nova frequência gerada pelo cérebro, nada mais é do que o resultado da associação de duas diferentes ondas de som, uma captada pelo lado direito do ouvido, a outra pelo esquerdo.

A audição da frequência Alfa não deve ser realizada durante os estudos, já que pode causar profundo relaxamento e logo, sonolência, portanto, o ideal é realizá-la em um momento de repouso, como por exemplo, durante a meditação.

Os efeitos proporcionados por este estado surtirão benefícios de concentração, memória e rápida compreensão, já que o cérebro passa a expandir o estado Alfa por osmose.

Importante ressaltar, que a audição da frequência Alfa deve ser assídua, a fim de que haja essa adaptação cerebral. Trinta minutos por dia já é considerado o suficiente para iniciar o processo de harmonização mental.

Ainda seguindo as referências do estudo de Oster, todos os elementos e seres do universo são resultados da combinação de energia e vibração, por isso, a mente humana é tão suscetível às frequências binaurais.

Todos os sons são capazes de causar reações no cérebro e através das frequências binaurais, estes vêm sendo utilizados cada vez mais em prol da saúde e melhor qualidade de vida do ser humano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.