Óleo essencial de alecrim para que serve

Você sabe para que serve o óleo essencial de alecrim? Quer aprender a incluir este produto natural na sua rotina de cuidados? Então conheça todas as propriedades e benefícios que este óleo concentrado é capaz de proporcionar para a sua saúde e bem-estar.

Propriedades do óleo essencial de alecrim

Antes de qualquer coisa, conhecer as propriedades medicinais do óleo essencial de alecrim já lhe dará pistas das mais variadas formas de uso deste produto. Veja cada uma delas:

Dessa maneira, você poderá usar o óleo essencial para tratar problemas de pele e dermatites; promover estimulação mental; tratar dores musculares, a partir de massagens; entre outras possibilidades. Abaixo esmiuçamos um pouco mais cada uma das vantagens e formas de uso.

Para que serve o óleo essencial de alecrim?

Como vimos, o óleo essencial de alecrim serve para inúmeras finalidades, sendo um composto repleto de propriedades medicinais capazes de promover bem-estar, saúde e conforto. Veja como acrescentar o uso do mesmo no dia-a-dia:

1- Limpa, relaxa, refresca e protege a pele

Você pode usar o óleo essencial de alecrim para limpar profundamente a sua pele, reduzindo a absorção de radicais livres, relaxando o tecido cutâneo e promovendo uma sensação refrescante. Além disso, protegerá a sua pele contra agentes externos que possam ser nocivos e causar alergias e micoses, por exemplo.

  • Como usar? Vale salientar que você nunca deve usar o óleo puro, diretamente na pele, mas sim, é preciso diluí-lo em algum outro óleo, água ou até mesmo cosmético. Por exemplo, para aplicar na pele, dilua uma gota do óleo para cada colher de sopa de óleo de coco ou água. Aplique com o auxílio de um disco de algodão e enxágue depois de 10 minutos.

2- Trata a caspa e limpa profundamente o couro cabeludo

O óleo essencial de alecrim também pode ser utilizado como um poderoso anticaspa. Você pode fazer tratamentos intensos a cada 5 dias, ou então, diluir diretamente no seu shampoo.

  • Como usar? Para tratamentos mais intensos, misture 5 gotas de óleo essencial de alecrim em um recipiente de vidro com 4 colheres de sopa de óleo de coco. Misture bem e, com o couro cabeludo limpo, use a ponta dos dedos para espalhar a mistura rente a raiz dos cabelos. Deixe agir por 20 minutos e lave os fios como de costume. Caso queira um cuidado diário, acrescente as mesmas cinco gotas em um shampoo de 200ml.

3- Ação desodorante para o corpo

Por ser antimicrobiano, o óleo de alecrim é capaz de agir como um desodorante para o corpo. Para isso você deve acrescentar as gotinhas nas suas rotinas de autocuidado e até mesmo no banho.

  • Como usar? Acrescente algumas gotinhas no seu desodorante, sabonete líquido ou hidratante corporal e use diariamente. Lembre-se de não exagerar na quantidade, ok?

4- Efeito diurético (quando usado em massagens corporais)

O efeito diurético pode diminuir a retenção de líquidos, além de promover um efeito relaxante para os músculos.

  • Como usar? Misture cerca de 5 gotas do óleo essencial em um recipiente de vidro com 5 colheres de sopa de óleo de coco. Mexa bem e aplique a mistura na pele, massageando suavemente. Faça essa massagem nas regiões mais inchadas, como pernas, coxas, pés, tornozelos e barriga. Mas não exagere na quantidade para o efeito diurético não causar a desidratação, ok?

Gostou das dicas? Então inclua o óleo essencial de alecrim em sua rotina de cuidados e desfrute dos benefícios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.