Óleo de copaíba: Para que serve? Quais os benefícios?

A extração do óleo de copaíba é feita a partir do caule da planta, sendo diferente de outros tipos de óleos vegetais que costumam ter a sua extração a partir das sementes. Ou seja, é feita a perfuração do tronco da árvore, sem prejudicá-la, garantindo assim um óleo puro e repleto de benefícios.

Entenda por que este tipo de óleo é considerado “milagroso” por tantas pessoas e conheça os benefícios de consumi-lo.

Para que serve o óleo de copaíba?

A composição do óleo de copaíba é rica em propriedades anti-inflamatória; antiedêmica; antifúngica; antiviral e até mesmo analgésica. Por conta disso, costuma ser muito utilizado para fins medicinais, garantindo um sistema imunológico mais forte e um organismo mais protegido e saudável.

Mas as vantagens e propriedades benéficas ultrapassam esta pequena lista. Abaixo iremos detalhar mais claramente tudo o que este óleo pode fazer pela sua saúde. Acompanhe.

Benefícios do óleo de copaíba

Conheça todos os benefícios de consumir o óleo de copaíba no seu dia-a-dia:

1- Diminui dores musculares

Este óleo é capaz de diminuir as dores musculares, seja por conta de lesões ou tensões. Suas propriedades anti-inflamatórias penetram na pele melhorando a saúde dos tecidos, além de que ativa a circulação sanguínea e causa relaxamento.

  • Como usar? Para usufruir deste benefício, basta você massagear a região usando as mãos umedecidas em óleo de copaíba.

2- Auxilia no tratamento de doenças de pele e acelera a cicatrização

Novamente o que se destaca é a sua propriedade anti-inflamatória que é capaz de diminuir as inflamações na pele, independente da causa. Por isso, pode ser uma boa alternativa para que sofre com alergias, feridas, urticárias e dermatites de maneira geral.

  • Como usar? Neste caso, basta você aplicar algumas gotas de óleo de copaíba diretamente na região afetada. Entretanto, aplique delicadamente para não agredir o tecido e não esfregue, ok?

3- Trata alguns tipos de infecções

As dores na garganta podem ser bem incômodas e atrapalham a rotina de qualquer pessoa. Fazer gargarejo com o óleo da copaíba, no entanto, pode ser uma alternativa para amenizar as infecções e diminuir as dores progressivamente.

Além disso, pode ser usado para tratar infecções genitais, melhorando o aspecto da pele e diminuindo a proliferação de bactérias na região.

  • Como usar para dor de garganta? Basta você fazer gargarejo com o óleo diluído em água, sem engoli-lo. Repita o processo duas vezes por dia e veja os resultados.
  • Como usar em hemorroidas e infecções genitais? Aplique uma pequena quantidade de óleo na região afetada e deixe a pele absorver. Não esfregue.

4- Poderoso expectorante

Para quem sofre com problemas respiratórios, tosse constante e até mesmo acúmulo de muco, o óleo de copaíba tem se mostrado um excelente expectorante. Sendo assim, limpa as vias aéreas e melhora a qualidade da respiração.

  • Como usar? Consuma apenas uma gota do óleo de copaíba misturada em 3 colheres de mel, para assim preparar um expectorante natural. NÃO INGIRA QUANTIDADES MAIORES!

Este é um óleo poderoso, aliado de nossa saúde. Entretanto, lembre-se de que assim como todo produto medicinal, o uso deve acontecer com acompanhamento médico. Além disso, se você notar reações alérgicas ou efeitos colaterais, suspenda o uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.