O que NÃO fazer antes de dormir se você quer realmente descansar

A importância da higiene do sono e o que comer à noite você já sabe, mas e com relação ao que não fazer antes de dormir, você já pensou sobre isso?

Muitas vezes focamos apenas no que deve ser feito, seja para emagrecer com saúde, dormir bem ou ter uma melhor concentração em alguma prova. Não que este tipo de atitude esteja errada, porém, muitas vezes os hábitos ruins passam despercebidos e acabamos boicotando as nossas tentativas de ter uma rotina saudável.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para que você possa riscar da sua rotina todas as atitudes que podem estar lhe impedindo de ter um sono de qualidade. Acompanhe e entenda!

O que não fazer antes de dormir?

Na hora de dormir, o nosso corpo precisa relaxar, desacelerar e descansar. Isto é, você precisa entrar em uma verdadeira transição do sono. Afinal, não somos aparelhos eletrônicos que podemos simplesmente desconectar da tomada ou ligar a um carregador e, de um instante ao outro, a bateria começa a ser retomada.

Por isso, como seres vivos e orgânicos, precisamos criar verdadeiros rituais para uma boa noite de sono, e isso inclui a exclusão de práticas completamente nocivas para o nosso relógio biológico. São elas:

1- Comer em excesso ou deixar a hora do lanche para muito próximo à hora de dormir

Não estamos aqui para apontar o que fazer para emagrecer, mas sim, o que não fazer antes de dormir. Isto é, quando pensamos em uma alimentação leve à noite, isso não se deve apenas ao fato de não engordar, mas sim, se deve também a questão que o nosso organismo precisa desacelerar.

Afinal, quanto mais comemos e quanto mais pesada for a refeição, mais tempo o nosso corpo levará para digerir tudo que foi ingerido.

Assim, mesmo que nós deitemos para dormir, uma parte do corpo estará trabalhando de uma maneira lenta e muito ativa, dificultando o relaxamento. Por isso, à noite, consuma apenas comidas leves e em pouca quantidade.

2- Não se preocupar com a temperatura do ambiente, mesmo que ela não o incomode

Dormir confortavelmente é o objetivo de todos nós e, isso inclui, a temperatura do nosso quarto. Embora você não seja do tipo de pessoa que sinta muito calor ou frio, manter a temperatura do quarto muito desequilibrada poderá afetar a sua noite de sono.

Por isso, se você quer dormir bem, invista em uma climatização que não seja menos que 21 graus e também não seja mais do que 23 graus.

3- Manter estímulos sensoriais muito intensos, achando que isso não impacta no sono

Quais estímulos sensoriais poderiam atrapalhar a sua noite de sono? Sendo bem sinceros: todos que forem em excesso.

Isso inclui: um cheiro muito forte; ruídos, mesmo que pareçam baixinhos; luzes intensas; uma coberta que “pinica” na pele e, acredite, até mesmo a boca seca ou um gosto diferente pode ser perturbador!

Por isso, certifique-se que o aroma do quarto esteja suave (aposte em aromaterapia!), observe se não há barulhos, se as luzes estão apagadas, se a sua cama está confortável e se seu hálito está fresco. Acredite ou não, isso poderá fazer diferença na sua noite de sono, simplesmente por promover mais relaxamento e conforto.

Em resumo, o que não fazer antes de dormir está relacionado com:

  • Não ter estímulos sensoriais equilibrados;
  • Exagerar no que come à noite;
  • Não observar se a temperatura do quarto está adequada;
  • Manter fortes estímulos sensoriais ANTES de ir para o quarto (usar a TV por muito tempo, ler no celular, conversar nas redes sociais, ouvir música alta, se exercitar, etc).

Se você impedir que estas atitudes acima façam parte da sua rotina, certamente você conseguirá ter uma noite de sono mais leve e tranquila. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.