O que NÃO devemos comer à noite para dormir bem?

Você sabe o que não devemos comer à noite para que possamos ter uma boa noite de sono? Ou então, você sabia que a sua alimentação impacta diretamente na qualidade do seu sono? Pois é!

Apesar de nem todas as pessoas saberem disso, a janta é a refeição que impacta diretamente a nossa qualidade do sono, o nosso sono REM e até mesmo quantas horas conseguiremos dormir.

Por isso, pensar em uma alimentação mais equilibrada à noite é imprescindível para descansar e repor as energias da melhor forma.

O que não devemos comer à noite para dormir bem?

Pensando em uma boa noite de sono, listamos abaixo o que não devemos comer à noite para assim criar uma dieta balanceada e saudável. Veja:

  • Cafeína

Todo mundo sabe que a cafeína é um poderoso estimulante e energético, capaz de aumentar a nossa disposição e criatividade ao longo do dia.

O problema surge, no entanto, quando a cafeína tenta ser combinada com a noite de sono. Afinal, como o seu cérebro estará mais alerta e ativo, a tendência é que você tenha dificuldades para entrar no sono profundo.

  • Alimentos muito gordurosos

Alimentos muito gordurosos também devem ser deixados de lado. Afinal, quando dormimos, a tendência é que gastemos menos energia do que ao longo do dia.

Portanto, comer alimentos muito gordurosos à noite pode aumentar o peso e provocar problemas como obesidade e até mesmo doenças cardiovasculares.

  • Pratos muito calóricos

Os pratos calóricos, por sua vez, podem fazer com que o corpo precise de muita disposição para digeri-los. Como consequência, ao invés de o organismo conseguir relaxar na hora de dormir, ele se manterá em um sono muito mais leve, devido às atividades que estará desempenhando no sistema digestivo.

  • O que NÃO devemos comer à noite : Açúcares e doces no geral

Açúcares e doces no geral podem também ser vistos como um verdadeiro vilão de uma boa noite de sono. Isso porque são responsáveis por aumentar o índice glicêmico, fazendo com que o corpo precise de mais insulina para equilibrar todas as funções.

  • Excesso de líquidos

Beber muita água à noite pode parecer algo inofensivo, porém, pode ser uma atitude que atrapalha o seu sono.

Se você beber muito líquido durante à noite, depois deverá expelir o excesso. E como isso acontecerá? Acordando diversas vezes no meio da noite para urinar.

Portanto, se você quer mais horas de sono, evite consumir muitos alimentos diuréticos e bebidas antes de dormir.

  • O que NÃO devemos comer à noite: Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos também entram para a nossa lista do que não comer à noite. Afinal, este tipo de alimento proporciona um aumento na temperatura corporal, diminuindo o relaxamento.

Sendo que, na hora de dormir, o corpo tende a diminuir a temperatura para que o descanso seja mais revigorante.

  • Consumir bebidas alcoólicas

Apesar de que muitas pessoas sintam sono ao consumir bebidas alcoólicas, a verdade é que ela pode atrapalhar o momento do sono REM. Sendo este responsável pelos nossos sonhos e pela organização de nossas memórias.

Por isso, evite este tipo de bebida antes de dormir e invista em uma alimentação adequada para o horário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.