O que é salmoura? Como usar para cuidar da cicatrização de piercing?

Entender o que é salmoura é importante para que essa técnica seja utilizada no tratamento de ferimentos e furos de piercing, por exemplo. Isso porque o sal é um potente aliado no combate a infecções, além de acelerar a cicatrização.

A água morna, por sua vez, melhora a circulação sanguínea na região afetada, dilatando os vasos e levando mais nutrientes para a área. Além disso, alivia a sensação de dor e o vermelhidão, causando mais conforto e bem estar.

Para entender tudo sobre o assunto e aplicar a salmoura para acelerar a cicatrização do seu piercing, acompanhe o texto abaixo.

O que é salmoura?

A salmoura nada mais é do que um método para assepsia, chamado de Sea Salt Soaks, ou SSS. Trata-se de uma mistura de água filtrada e morna com sal, que tem por objetivo acelerar o processo de cicatrização de ferimentos, especialmente àqueles causados por piercings.

Sendo assim uma opção muito utilizada para cicatrizar o furo e impedir que infecções se desenvolvam na região. Além disso, promove um alívio praticamente instantâneo para o vermelhidão e a sensação de dor na parte afetada. Diminui a produção de pus e também inibe o desenvolvimento da “bolinha” no piercing.

Quais os benefícios da salmoura?

A água com sal é um verdadeiro anti séptico natural, capaz de melhorar feridas e combater o processo de infecção quando aplicado sobre a região machucada.

Além disso, como já mencionamos, este tipo de preparo que é aplicado quente tende a diminuir a sensação de dor, além de elevar a circulação sanguínea. E sabemos que uma boa circulação e irrigação na região machucada é de suma importância para qualquer processo de cicatrização.

Como usar para cuidar da cicatrização do piercing?

Agora que você já sabe o que é salmoura e quais são os seus benefícios para o tratamento de feridas e machucados, é hora de aprender o passo a passo da preparação e aplicação. Veja:

Como preparar

  • Para cada 150 ml de água quente, misture uma colher de chá de sal de cozinha. Mexa bem até diluir o sal.

Como aplicar

  1. Primeiramente, lave bem as suas mãos com um sabonete anti séptico.
  2. Em seguida, umedeça a região em torno do piercing, com soro fisiológico.
  3. Utilize um cotonete ou algodão limpo para suavemente aplicar sabonete anti séptico na região. Faça movimentos suaves até formar um pouquinho de espuma. Limpe bem próximo ao furo, por pelo menos 1 minuto. Lembre-se de “levantar” um pouquinho o piercing para que a limpeza seja mais profunda.
  4. Feito isso, deixe a espuma agir por pelo menos 2 minutos e depois utilize novamente o soro para retirar toda a espuma na região.
  5. Em seguida, umedeça um algodão na água quente com sal e faça uma espécie de compressa quente sobre a região do furo. Mantenha assim por alguns minutos. Repita esse processo no máximo 3 vezes por dia.

Agora que você já aprendeu o que é salmoura e entendeu a importância da mesma nos cuidados com o seu piercing, lembre-se de unir estes cuidados com hábitos saudáveis, como hidratação e uma boa alimentação. Assim certamente o seu piercing terá menos problemas de infecção ou inflamação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.