O cachorro ajuda na saúde mental de crianças? Entenda aqui!

cachorro ajuda na saúde mental de crianças, especialmente daquelas que estão internadas e necessitam de suporte psicológico e afetivo. Porém, os benefícios não estão associados apenas à terapia com cães.

Mas sim, associa-se com o dia-a-dia nas casas de todas as pessoas que conseguem unir a doçura de um cão com a inocência de uma criança.

Quer saber mais sobre todas as vantagens dessa união? Então leia o nosso texto de hoje!

O cachorro ajuda na saúde mental de crianças? Veja os benefícios!

O cachorro ajuda na saúde mental de crianças de diversas maneiras diferentes. Desde a sensação de proteção (quando a criança se sente desamparada e com medo); até a companhia que inibe a sensação de ansiedade de separação.

Os benefícios ultrapassam diversos pontos da rotina de uma criança. São eles:

1- Rotina de exercícios ao ar livre

Uma criança com um cão tem chances de se divertir ao ar livre, com atividades que fortalecem o seu organismo e exercitam todo o seu corpo.

Assim, o pequeno pode gastar mais energias e ter, inclusive, melhores noites de sono e descanso.

2- Menor chance de isolamento

A prática de atividades ao ar livre com o pet inibem que a criança se sinta isolada demais. Afinal, é super comum diversas famílias passearem em parques e as crianças interagirem nestes momentos.

3- Senso de comunidade

O senso de comunidade também é fortalecido. Poder contar histórias e acontecimentos inusitados sobre o pet para outras crianças é fonte quase inesgotável de interação.

A partir disso os pequenos trocam experiências sobre os seus projetos de tutoria e acabam criando laços ainda mais fortes.

4- Desenvolvimento da responsabilidade

O cachorro ajuda na saúde mental de crianças a partir do momento que demonstra à elas a importância da responsabilidade.

Quem tem um pet sabe todos os cuidados que são requisitados para manter a saúde do amigo de quatro patas, não é mesmo?

Isso inclui banho e tosa, alimentação, passeio, carinho, casa limpa, etc. A criança, ao se deparar com todas estas necessidades, passa a desenvolver uma responsabilidade ímpar por ter que cuidar do seu melhor amigo pet.

5- Desenvolvimento da empatia

A empatia também entra em cena neste processo, seguindo a linha da responsabilidade. Afinal, o pequeno perceberá que suas atitudes impactam diretamente na qualidade de vida do cão, ocasionando um cuidado mais atencioso e empático.

6- O autocuidado entra em cena

Aprender a cuidar de outro ser vivo é algo realmente encantador para a saúde mental das crianças. Mas além disso, é este tipo de atividade que é capaz de desenvolver o próprio autocuidado do pequeno.

Será possível, através do dia-a-dia com o cão, perceber a importância da alimentação saudável, dos exercícios físicos e até das atividades de higiene e limpeza.

7- Desenvolvimento afetivo e emocional

Por fim, o cachorro ajuda na saúde mental de crianças por auxiliá-las no desenvolvimento afetivo e emocional.

O vínculo criado com o pet é capaz de melhorar a forma como a criança demonstra o que sente, inibindo casos de psicossomatização, por exemplo.

E com isso, toda a família usufrui de uma atmosfera muito mais feliz e aconchegante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.