Náuseas e vômitos na gravidez podem ser controlados com alimentação

photo-1516027828283-84217f09f3c4
Banco de Imagens: Unsplash

Apesar de serem mais recorrentes no início da gestação, as náuseas e vômitos, popularmente conhecidos como enjoos podem se estender em algumas mulheres, durante todo o período de gravidez.

As alterações no corpo e hormônios são as principais causas dessa consequência, que além de incomodar pode interferir na saúde maternal e fetal.

Mesmo sem uma definição comprovado, muitos especialistas associam os enjoos na gravidez ao aumento do hormônio hCG, sobre uma área no cérebro.

Diante disto, acredita-se que enjoar acaba sendo uma reação boa, que aponta que os níveis de produção hormonal estão adequados. Entretanto, para não sofrer tanto com esta consequência, pequenas mudanças no dia a dia, que incluem alimentação, hidratação e até prática de atividades físicas leves devem ser consideradas.

 

Leia também: Dieta da fertilidade pode melhorar a qualidade dos óvulos

Alimentação X enjoos

photo-1583195648623-324c542d62ab
Banco de Imagens: Unsplash

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), anualmente, aproximadamente três bilhões de grávidas sofrem com os sintomas de náuseas e vômitos durante a gestação.

Os episódios geralmente ocorrem a partir da 4ª semana de gestação e acabam sendo amenizados até a 20ª semana de forma espontânea.

A frequência e intensidade desses sintomas são bem particulares, alternando de acordo com cada organismo, alimentação e estilo de vida da mulher.

Para prevenir ou controlar o enjoo, investir em determinados alimentos pode ser a melhor estratégia.

Segundo especialistas, alimentos como gengibre, temperaturas geladas e texturas secas são grandes aliados contra o mal estar gestacional.

  • Gengibre: O gengibre possui propriedade que podem inibir receptores de serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem estar; além disso, acredita-se que a planta tem efeito antiemético (contra o vômito) no sistema gastrintestinal e no sistema nervoso central. Na gravidez, o gengibre pode ser consumido em forma de chá ou até balas. Mascar um pedacinho cru pela manhã também ajuda.
  • Temperaturas geladas: Os alimentos frios facilitam a digestão, o que pode aliviar os sintomas de enjoo. Vale destacar ainda, que durante a gravidez o processo digestivo pode se tornar um pouco mais lento, devido às alterações hormonais.
  • Texturas secas: Biscoitos mais sequinhos, do tipo água e sal, além de ser um carboidrato leve, facilitando a digestão, também garantem mais energia para as futuras mamães começar o dia, por isso, o indicado é ingeri-los assim que sair da cama.

Além dessas estratégias funcionais na hora da alimentação, a quantidade de comida também deve ser controlada, a fim de prevenir as náuseas e vômitos.

Comer a cada três horas pode ajudar a consumir menos volume, sem alterar a quantidade necessária de calorias e nutrientes ao longo do dia.

Também é essencial evitar alimentos gordurosos, condimentados e picantes, afinal, o feto estará sendo nutrido com a mesma refeição da mamãe.

Caso os enjoos se tornem acentuados, o mais indicado é comunicar o médico que acompanha a gestação, visto que ele poderá receitar terapias farmacológicas com anti-histamínicos, vitaminas do complexo B, inclusive, práticas alternativas como acupuntura e acupressão.

Veja mais: Introdução de determinados nutrientes na gravidez pode reduzir riscos de autismo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.