O que não comer quando colocamos piercing?

Existem alguns alimentos que devemos não comer quando colocamos piercing por conta dos seus efeitos em nosso tecido cutâneo e no processo de proliferação e recuperação das células.

Sendo assim, se você quer uma cicatrização mais rápida e que diminua as chances de inflamações e infecções, por exemplo, acompanhe o nosso guia de hoje.

O que não comer quando colocamos piercing?

Saber o que não comer quando colocamos piercing é tão importante quanto o que comer para acelerar o processo. Afinal, alguns preparos poderão sabotar o processo de cicatrização, levando, inclusive, ao desenvolvimento de inflamações, por exemplo.

Por isso, evite os seguintes alimentos até que a cicatrização se finalize:

1- Alimentos e bebidas ricos em cafeína

A cafeína, apesar de ser uma ótima estimulante mental, é capaz de atrapalhar o processo de cicatrização do piercing. Isso porque ela pode inibir o desenvolvimento e a reprodução das células que formam os tecidos, devido à redução dos queratinócitos.

2- Bebidas alcoólicas

O álcool pode atrapalhar o processo de cicatrização do piercing a partir do momento em que impacta diretamente na inflamação da pele. Isto é, o álcool impede que a pele inflame a fim de recuperar o tecido, através da proliferação de células.

Como consequência, retarda o fechamento de feridas e impede que haja uma recuperação qualificada do tecido.

3- Gorduras

Gorduras e alimentos fritos podem diminuir a reconstrução adequada da pele, devido às alterações que ocorrem no tecido conjuntivo.

Vale ressaltar que quando falamos de gorduras não nos restringimos apenas à óleos. Mas sim, qualquer alimento que possa ter gordura na composição, como por exemplo: biscoitos, bolos, doces em geral, chocolate, etc.

4- Alimentos com açúcar

O açúcar pode impactar diretamente na produção de colágeno e na elastina da pele. Estes dois pontos, no entanto, são essenciais para sarar feridas e machucados na pele e, portanto, precisam estar em dia quando você coloca um piercing.

5- Gengibre

Apesar de ser saboroso e rico em nutrientes essenciais para a nossa saúde, o gengibre é um dos alimentos que não devemos comer quando colocamos piercing.

Isso porque ele pode atrapalhar a partir do momento em que impacta diretamente na coagulação do sangue, sendo que esta função é importante para impedir sangramentos, por exemplo.

Piercing na língua requer outros cuidados

Além de saber o que não comer quando colocamos piercing, é preciso considerar que piercings em lábios ou língua requerem o dobro de atenção. Por isso, evite:

  • Alimentos muito duros;
  • Alimentos ácidos, que possam prejudicar a cicatrização;
  • Muitos temperos e condimentos, especialmente a pimenta;
  • Alimentos que sejam pegajosos e grudentos;
  • Alimentos que estejam muito quentes.

Lembre-se que não será apenas a alimentação que auxiliará no processo de cicatrização do seu piercing. Além disso, cuidados com a higiene, hidratação e proteção da região (sem bater ou expor ao sol) são essenciais para promover uma recuperação mais rápida e efetiva.

Vale ressaltar que algumas pessoas poderão ter alergia à joia e, nestes casos, é preciso conversar com um profissional para saber quais medidas tomar.

Veja também: Tudo que você precisa saber sobre cuidados com piercing

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.