Menstruação atrasada: Excesso de atividades físicas e dietas restritivas podem provocar esta condição

photo-1595762916903-bae8c7cea1e1
Banco de Imagens: Unsplash

Durante o período reprodutivo, as mulheres menstruam mensalmente, o que é esperado, caso não haja gravidez ou métodos de interrupção do fluxo.

Apesar disso, ter uma menstruação regulada nem sempre é comum, devido a variados motivos, que envolvem desde o hábito da mulher no dia a dia, como também, por portar determinas disfunções fisiológicas.

Quando a menstruação atrasa e não há probabilidade de gravidez, o mais indicado é buscar uma avaliação médica, a fim de diagnósticar a possível causa precocemente.

Dentre os principais motivos para o fluxo atrasar, especialistas alertam o excesso de atividades físicas, como também, a adoção de dietas restritivas.

Menstruação atrasada X Excesso de atividades físicas

photo-1434754205268-ad3b5f549b11
Banco de Imagens: Unsplash

A prática de atividades físicas, sem dúvida, é um hábito extremamente saudável, inclusive, recomendado pelos principais órgãos de saúde como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar disso, para que a prática garanta mais qualidade de vida é necessário que ela seja realizada de forma adequada, seguindo as posturas e movimentos corretos, como também o limite de execução.

O excesso de atividades físicas, geralmente, é mais comum na vida de atletas e profissionais da área.

Além de provocar cansaço extremo, dores musculares, estresse e até menor desempenho sexual, o excesso de atividades físicas também está associado ao atraso da menstruação.

Isso porque, os exercícios quando aplicados em demasia provocam o aumento do hormônio prolactina, que leva o atraso da menstruação, inclusive, problemas de fertilidade, já que inibe a ovulação.

Diante disto, o mais recomendado é buscar o equilíbrio na hora da prática das atividades, já que o exercício do corpo é fundamental, mas quando feito de forma e quantidade correta.

 

Menstruação atrasada X dieta restritiva

photo-1531928351158-2f736078e0a1
Banco de Imagens: Unsplash

Outro fator que pode desencadear o atraso da menstruação é o baixo consumo de determinados nutrientes, como consequência da adoção de dietas restritivas.

Essas dietas geralmente provocam oscilações hormonais, que resultam no atraso do fluxo. Além disso, trabalhando com poucos nutrientes, o organismo acaba priorizando outras funções vitais do corpo, preterindo o processo de ovulação.

Outros problemas relacionados às dietas restritivas incluem estresse emocional, ansiedade, compulsões alimentares e até anemia.

A dieta restritiva ainda pode provocar o efeito contrário, visto que o organismo interpreta que a falta de alimento é uma situação de risco e acaba aumentando o apetite e diminuindo a taxa metabólica, a fim de preservar sua fonte de energia.

Visto que a dieta restritiva não é uma opção saudável para atingir o objetivo físico, vale a pena buscar a orientação com nutricionista, a fim de garantir um método mais eficiente, que não afete a saúde do corpo.

Com uma alimentação equilibrada e práticas de exercícios adequadas ao limite de cada indivíduo, é possível garantir mais qualidade de vida e voltar a ter um ciclo menstrual regulado.

O mais importante em caso de atraso menstrual é buscar uma avaliação médica, visto que outros distúrbios como ovários policísticos, miomas no útero, alterações do hipotálamo e hipófise, entre outros, também podem acarretar nesta condição.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.