Mais de 80% das mulheres puérperas passam pela labilidade emocional “Baby Blue”

photo-1583710457367-47de0ea21fef
Banco de Imagens: Unsplash

A chegada do bebê, sem dúvidas, é um momento especial na vida de uma mãe, entretanto, essa fase pode ser marcada por alguns transtornos, que muitas vezes não recebem diagnóstico e nem tratamento adequado, como é o caso da disforia puerperal, também conhecida como “Baby Blue”.

Esta condição provoca mudanças repentinas de humor, exaustão, falta de concentração e insônia.

Visto a semelhança dos sintomas da depressão pós-parto, muitas vezes esses quadros são confundidos, o que acarreta em mais prejuízos à saúde emocional da mãe.

De acordo com uma pesquisa da American Pregnancy Association, aproximadamente, 80% das mães passam pela labilidade emocional, devido às alterações hormonais, que ocorrem no organismo da mulher pós-parto.

O período pós-parto gera uma queda brusca dos hormônios estrogênio e progesterona, que contribuem para um quadro de intensa melancolia. Além disso, outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também podem sofrer redução, ocasionando alterações físicas como irregularidade na pressão arterial, má circulação sanguínea, inclusive, agravações no sistema imunológico e metabólico.

Diferença do Baby Blue e Depressão Pós-Parto

Apesar de os sintomas serem semelhantes, as diferenças entre a condição Baby Blue e a depressão pós-parto são inúmeras, a começar pela duração dos quadros.

  • Duração: Enquanto a condição baby blue segue por aproximadamente 15 dias pós-parto, a depressão costuma ser mais prolongada, inclusive, não começa imediatamente e sim, após algumas semanas do parto.
  • Causas: Ambos os quadros estão associados com a mudança brusca de hormônio, que ocorre no organismo da mulher puérpera, entretanto, no caso da depressão, caso haja histórico familiar, episódios anteriores de transtornos emocionais (ansiedade e depressão), como também, conflitos durante a gravidez; é possível que tais fatores tenham relação com o surgimento da doença.
  • Sintomas: Os sintomas da depressão pós-parto são mais intensos do que do Baby Blue, incluindo desde irritabilidade, choro frequente, desmotivação, rejeição ao bebê e pensamentos suicidas. Já no caso do Baby Blue, os sinais são mais leves e passageiros como cansaço, alteração de humor e insônia.

Tratamento do Baby Blue

Visto que o Baby Blue é uma condição passageira, o mais recomendado por médicos especialistas é que haja compreensão do parceiro e familiares, inclusive, ajuda nos cuidados com o bebê, visto que o descanso da mãe é fundamental.

Caso os sintomas persistam por mais de 15 dia é necessário buscar auxílio psicológico ou médico.

Realizar terapias familiares e práticas como meditação podem ajudar a controlar o estresse emocional desse período.

Além disso, cuidar da alimentação é extremamente importante no puerpério, pois além de garantir todos os nutrientes necessários para amamentação do bebê, alguns alimentos podem ajudar a evitar quadros de transtornos emocionais. Peixes ricos em ômega 3, vegetais de folhas escuras e oleaginosas são alguns exemplos de refeições que devem ser integradas neste período, a fim de reduzir a chances de Baby Blue ou Depressão pós-parto.

Vale também destacar, que a condição Baby Blue não é considerada um princípio de depressão ou gatilho para desenvolvê-la, porém, em caso de sintomas graves e persistentes é extremamente necessário buscar auxílio médico para um diagnóstico correto, e logo, o tratamento precoce.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.