Machas e ferimentos podem indicar Lúpus

lupus-imagem
Divulgação: www.mdsaude.com

O Lúpus é uma doença autoimune que está presente na vida de mais de 65 mil brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Nesta condição, o sistema imunológico ataca as células do corpo, visto que não consegue distinguir os antígenos dos tecidos saudáveis e acaba destruindo as células normais do organismo.

Além disso, o Lúpus pode se manifestar em qualquer momento da vida, sendo muito comum entre mulheres de 20 a 40 anos.

Esta doença também pode ser diferenciada entre dois tipos, a Lúpus Discoide, quando ataca apenas a pele, como também o Lúpus Sistêmico, que atinge vários órgãos e tecidos ao mesmo tempo, sendo considerada a forma mais grave da doença.

 

Principais sintomas do Lúpus

falrf-logo
Divulgação

A palavra Lúpus significa “lobo” em latim. Esta referência à doença se faz, devido às manchas da face, provenientes da condição se assemelharem a uma mordida de lobo, de acordo com sua primeira descrição ainda no século XVIII na Europa.

Outra curiosidade sobre a doença, é que essas manchas também lembram asas de borboleta, por isso, este animal se tornou o símbolo internacional da doença.

Além dessas manchas avermelhadas que aparecem na face, o Lúpus também pode provocar:

  • Feridas na boca e no nariz
  • Queda de cabelo
  • Emagrecimento
  • Perda de apetite
  • Convulsões e distúrbios psicológicos
  • Dores nas articulações
  • Fraqueza
  • Febre
  • Mal estar

 Agravações do Lúpus

Quando os anticorpos do Sistema Imunológico atacam as células saudáveis do corpo, há uma inflamação em diversas partes do organismo. Visto que esta inflamação se origina dos vasos sanguíneos e como eles estão por toda parte do corpo, qualquer lugar do organismo pode ser afetado.

As agravações consideradas de risco do Lúpus estão relacionadas aos órgãos do sistema neurológico e rins.

Nos rins, por exemplo, o Lúpus pode levar até a necessidade de um transplante. Já no sistema nervoso, a condição aumenta os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ser gatilho para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos ou psicomotores.

Causas do lúpus

Não há causas definidas para o lúpus, assim como a maioria das doenças autoimunes, entretanto, há associações a fatores genéticos, hormonais e ambientais para seu desenvolvimento.

Para portadores já diagnosticados com lúpus, existem condições consideradas gatilhos para a manifestação da doença, tais como:

  • Exposição solar de forma inadequada
  • Ter infecções
  • Uso de determinados antibióticos

Diagnóstico e tratamento do Lúpus

A identificação do Lúpus é feita em duas etapas. A primeira corresponde à análise dos sintomas, já a segunda, se faz necessária a aplicação de exames específicos, como os dos anticorpos anti-Sm e anti-DNA.

Os tratamentos incluem desde a introdução medicamentosa para estabilizar as alterações imunológicas, como também, para amenizar os sintomas da doença.

Evitar exposição ao sol, além de priorizar uma alimentação mais saudável, prática de exercícios e higienização das possíveis feridas, a fim de evitar infecções, também são algumas das orientações destacadas pelos especialistas em reumatologia para o tratamento.

O mais indicado, em caso de sinais de Lúpus é buscar uma avaliação médica, a fim de iniciar os cuidados imediatos, caso seja confirmada a condição.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.