Histórico familiar pode ser indício de psicose pós-parto

photo-1516316738887-4a44ea67ef7e
Banco de Imagens: Unsplash

Muitas pessoas associam os transtornos emocionais e psiquiátricos após o parto apenas com a depressão, entretanto, há outras condições que são frequentes neste período, como por exemplo, a psicose pós-parto ou psicose puerperal, como também é conhecida.

A psicose pós-parto é um distúrbio que afeta entre 0,1%-0,2% da população global, sendo ainda mais frequente em mulheres com transtorno bipolar.

O início desta condição é rápido e pode ser identificado, geralmente nas duas primeiras semanadas após a mulher dar a luz.

Apesar se não haver um motivo específico para o surgimento da condição, o histórico familiar pode ser considerado um fator agravante para a psicose puerperal.

Diante disto, caso haja na família casos deste transtorno é essencial informar ao médico obstetra, a fim de garantir um acompanhamento mais minucioso do caso.

Outros gatilhos associados à Psicose Puerperal

Além do histórico familiar, outros motivos podem desencadear o distúrbio, entre eles:

  • Primiparidade (primeiro filho)
  • Complicações obstétricas
  • Antecedentes de doenças psiquiátricas
  • Conflitos na vida pessoal
  • Gravidez não planejada

Vale destacar, que a agravação da depressão pós-parto, também pode resultar neste quadro de psicose puerperal.

 

Sintomas da Psicose Puerperal

photo-1498159413615-882f272c24f1
Banco de Imagens: Unsplash

Ficar alertar para os sintomas e diferenças deste quadro para outras doenças psiquiátricas é fundamental, a fim de garantir um diagnóstico correto e iniciar o tratamento de forma precoce.

Os principais sintomas da psicose puerperal inclui a alteração de humor, desde estados de euforia à irritação, discurso acelerado, agitação, insônia. Além do descontrole emocional, a mulher também pode apresentar sensação de fraqueza intensa, dificuldade para se movimentar, visualizar vultos e ouvir vozes.

Já em relação aos cuidados com o bebê, essas mães podem passar desde indiferença à obsessão, colocando em muitos casos, a vida do pequeno em risco.

Tratamento para Psicose Puerperal

photo-1498159437376-9098d049dd5d
Banco de Imagens: Unsplash

Visto que os sintomas podem aparecer de repente ou também, irem se agravando conforme o passar dos dias, é extremamente necessário buscar auxílio médico ao notar as primeiras alterações comportamentais.

O tratamento geralmente é realizado por médico psiquiátrico e inclui a introdução medicamentosa com antidepressivos e anticonvulsionantes. Dependendo do quadro, também poderá ser empregado o uso de eletroconvulsoterapia.

A psicoterapia também pode ser associada como ação complementar ao tratamento, principalmente, naquelas mulheres que tiveram a psicose decorrente de uma depressão pós-parto. Este tipo de intervenção ajuda a mulher a compreender os sentimentos passados durante este período sem ter culpa.

A internação hospitalar é outra alternativa que evita riscos à saúde da mãe e do bebê, durante este estágio.

Seguindo as indicações médicas de forma adequada, há uma remissão completa da condição em 20% das mulheres sem recorrências posteriores.

Vale destacar, que o apoio do parceiro e de toda a família é fundamental durante este período.

 

Outras doenças relacionadas ao período pós-parto

Além da psicose puerperal, outras agravações são recorrentes após a mulher dar a luz, entre elas, as mais comuns são:

  • Depressão Pós-parto: A depressão pós-parto ocorre entre duas a três semanas após o nascimento do bebê, seguido de sintomas como tristeza, desmotivação e até pensamentos de suicídio. O tratamento inclui a terapia farmacológica;
  • Baby Blue (Disforia pós-parto): Sentimentos de despersonalização, irritabilidade e angústia são recorrentes neste quadro, que aparecem entre o quarto e quinto dia pós-parto e desaparecem de forma espontânea no máximo em duas semanas.
  • Perturbações da ansiedade no pós-parto: A perturbações de ansiedade também podem prevalecer no período pós-parto, abrangendo desde a generalizada, a fobia social, obsessiva-compulsiva, pânico e quadros de estresse pós-traumático.

Aproximadamente 85% das mulheres sofrem de alguma dessas perturbações de humor pós-parto.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.