Gordura vegetal versus gordura animal: Entenda as diferenças

Dentre a gordura vegetal versus gordura animal, qual será a melhor opção? Afinal, alguns especialistas apontam a gordura animal como completa vilã, enquanto outros a apontam como uma alternativa que deve ser consumida de forma consciente.

Pensando nisso, fizemos este guia com informações importantes para você não errar mais na hora de escolher a sua gordura para preparar seus alimentos.

Gordura vegetal versus gordura animal: Qual a melhor? Entenda as diferenças de cada uma!

Antes de eleger uma gordura como “vilã”, é preciso compreender as diferenças entre elas, além de suas funções importantes para o nosso organismo. A partir disso, será possível escolher a opção adequada para os seus objetivos.

Gordura vegetal (insaturada)

As gorduras vegetais são consideradas como “do bem”, afinal, possuem papéis positivos em nosso corpo, desde que consumidas em moderação. Elas tendem a aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir o ruim, diminuindo as chances de doenças cardiovasculares.

Além disso, as monoinsaturadas (que também são de origem vegetal) podem apresentar fontes riquíssimas de ômega 9. Já as poli-insaturadas apresentam ômega 3 e 6 em sua composição. Estes componentes são importantes para reduzir o colesterol naturalmente.

O “perigo” aparece quando o consumo desta gordura é exagerado, ou então, quando ela é aquecida (usada em frituras). Nestes casos pode haver um aumento da inflamação do corpo, além de aumentar as chances de desenvolvimento de cânceres.

Por isso, o consumo deve ser equilibrado e, na hora de untar algo, prefira manteigas (que são de origem animal).

Veja também: Mitos e verdades sobre tomar leite

Gordura animal (saturada)

A gordura animal costuma se apresentar sólida ou semi-sólida na temperatura ambiente, sendo encontrada principalmente em carnes, leites e seus derivados.

Os pontos negativos deste tipo de gordura é que ela pode aumentar o índice de colesterol ruim no sangue, aumentando assim as chances de problemas cardiovasculares.

Entretanto, é claro que o consumo consciente reduz estes efeitos nocivos. Como mencionamos acima, usar um fio de óleo apenas para untar os recipientes e assim preparar os alimentos, pode ser uma saída em comparação ao uso de óleo vegetal para estes preparos.

De qualquer forma, as duas gorduras podem ser consumidas, desde que não seja ultrapassada a quantidade diária recomendada para o seu tipo físico e suas características metabólicas.

Qual a melhor opção dentre a gordura vegetal versus gordura animal?

Mas afinal, dentre a gordura vegetal versus gordura animal, qual a melhor opção para o nosso corpo? Bem, como mencionamos, tudo dependerá da quantidade que será consumida todos os dias.

A banha de porco, por exemplo, tende a ser vista como menos maléfica que o óleo de soja. Isso quebra o tabu de que apenas as gorduras vegetais são saudáveis, enquanto as animais são maléficas.

De qualquer maneira, você precisa compreender que as gorduras vegetais possuem sim seus pontos benéficos e devem ser consumidas em uma quantidade adequada à sua dieta (para isso, consulte seu nutricionista!). Em contrapartida, a gordura animal também é adequada para preparos quentes, por exemplo, mas, do mesmo modo, precisa ser consumida de maneira consciente.

O segredo está no equilíbrio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.