Quais são as frutas ácidas e não ácidas? Veja benefícios e como consumir

As frutas ácidas e não ácidas compõe o cardápio de todos os brasileiros. São elas que hidratam, proporcionam vitaminas importantes para o organismo e garantem o funcionamento de nosso sistema digestivo.

Entretanto, você sabe quais são as diferenças entre os dois grupos? Quer saber mais sobre cada um dos tipos de frutas? Então acompanhe este nosso guia e entenda tudo sobre o tema!

Entenda tudo sobre as frutas ácidas e não ácidas

Tanto as frutas cítricas quanto as não ácidas fazem parte de qualquer dieta saudável. São elas que proporcionam uma quantidade razoável de fibras em nossa dieta, além de serem saborosas, nutritivas e ótimas para serem consumidas nos lanches intermediários.

No entanto, cada uma pode apresentar características únicas que, quando usadas da maneira correta, podem trazer ainda mais benefícios. Entenda:

O que são e quais são as frutas cítricas?

São consideradas frutas ácidas todas aquelas que compõem a categoria de cítricas, ou seja, que possuem um toque “azedo” em seu sabor. Tendem a ser ricas em água, além de conterem grandes quantidades de vitamina C em sua composição.

  • As principais frutas cítricas são: abacaxi; limão; laranja; tangerina; uva; lima; tamarindo; groselha; jabuticaba.

Os benefícios das frutas cítricas envolvem um aumento da imunidade, além de hidratarem o corpo por possuirem grande concentração de água. São indicadas para quem quer ter a pele mais bonita e saudável, por possuirem propriedades antioxidantes.

Entretanto, este tipo de fruta deve ser consumido com cautela por quem tem problemas gástricos, como constantes azias ou até mesmo por quem tem gastrite.

De todo modo, se os desequilíbrios estomacais tratados, pequenas porções de frutas ácidas poderão ser consumidas (desde que com indicação médica).

O que são e quais são as frutas não cítricas?

As frutas não ácidas são aquelas que não possuem ácido em sua composição, e assim, não têm aquele sabor mais azedo como as frutas cítricas.

Esta classe de frutas contém propriedades antioxidantes e são ricas fontes de fibras, capazes de promover maior saciedade por muito mais tempo.

Além disso, combatem a azia e acidez no estômago, melhorando assim a saúde digestiva.

  • As principais frutas não ácidas são: abacate; banana; mamão; maçã; entre outras.

Você pode consumir este tipo de fruta em maiores quantidades, quando comparamos com as cítricas, desde que respeitando a sua ingestão diária de açúcares, vitaminas e calorias, obviamente.

Qual o consumo adequado de frutas cítricas e não cítricas?

O consumo adequado é aquele que proporciona uma variedade de frutas cítricas e não ácidas em sua dieta. Lembre-se apenas que quem sofre com problemas estomacais precisa de acompanhamento de um nutricionista, para assim saber a quantidade permitida para o seu caso.

De qualquer modo, consumir pelo menos 4 frutas por dia é uma forma interessante de garantir uma boa absorção de vitaminas e nutrientes essenciais para o mantimento de nossa saúde e de todas as funções de nosso organismo.

Por isso, procure consumir frutas durante os lanches, ou até mesmo como sobremesa depois do almoço e jantar.

Inclua frutas cítricas e ácidas ao longo do dia de maneira intercalada, para assim não ingerir quantidades em demasia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.